• O PPGENF-UFBA CONCEITO 6

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia (PPGENF-UFBA) alcançou o Conceito 6 na Avaliação Quadrienal 2021-2024, reconhecimento conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Abertura das Comemorações dos 80 Anos da Escola de Enfermagem da UFBA

    A Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia tem a honra de convidar a comunidade acadêmica e parceiros institucionais para a Abertura das Comemorações dos 80 Anos da EEUFBA, ocasião em que será realizada a Solenidade de Posse da Direção.
  • Censo da Pós-Graduação stricto sensu

    O Censo da Pós-Graduação stricto sensu é uma iniciativa da CAPES, instituída pela Portaria CAPES n.º 99, de 9 de abril de 2024, que se consolida como uma política pública de caráter anual, destinada à coleta sistematizada de informações sobre os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país. O levantamento, de natureza declaratória, tem sua operacionalização e procedimentos regulamentados pela Instrução Normativa n.º 4, de 9 de outubro de 2025, que estabelece as finalidades, as categorias de respondentes, o tratamento e a proteção dos dados coletados, em conformidade com a Lei n.º 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). A iniciativa tem por finalidade subsidiar a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas, com ênfase especial em ações afirmativas e inclusivas, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O Censo da Pós-Graduação stricto sensu tem as seguintes finalidades: 1) subsidiar a promoção de políticas públicas na pós-graduação stricto sensu; 2) fornecer informações estatísticas e indicadores que apoiem o planejamento e a gestão dos programas de pós-graduação; 3) promover o acesso à informação e a elaboração de relatórios sobre a situação da pós-graduação no país; e 4) atender às diretrizes e metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Como parte de seu compromisso com a transparência e a governança dos dados, a CAPES disponibiliza o Relatório de Governança dos Dados do Censo da Pós-Graduação stricto sensu, documento que apresenta as principais diretrizes e medidas adotadas para o tratamento e o uso responsável dos dados coletados pela CAPES para o Censo. A IN n.º 4/2025 estabelece que o Censo da Pós-Graduação stricto sensu será realizado por meio do preenchimento de formulário eletrônico, que deverá ser respondido individualmente, por: I - docentes atuando nas categorias permanente e colaborador; II - pós-graduandos matriculados em cursos de mestrado ou doutorado; III - pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docentes; e IV - coordenadores de programas de pós-graduação em exercício na função. É importante destacar que os aptos a responder os formulários do Censo apenas os pós-graduandos matriculados, os docentes, os pesquisadores em estágio pós-doutoral e os coordenadores de programas de pós-graduação que estejam com o vínculo vigente na Plataforma Sucupira até a data de registro prevista no cronograma do CENSO. O preenchimento é realizado de forma individual e obrigatória, por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Sucupira. Destaca-se que cada grupo de respondentes recebe um formulário adaptado ao seu perfil e às suas atividades acadêmicas, composto por perguntas de múltipla escolha com definições e orientações para garantir a correta interpretação.
    VEJA MAIS
  • Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Visibilidade: Projetos de Intervenção na Comunidade

PPGENF/UFBA destaca-se desde a sua criação pelas iniciativas de integração com a comunidade e vem ampliando e consolidando espaços com ações impactantes do ponto de vista social, econômico, cultural, político e intelectual.

Os espaços e população participante compreendem:

Associações de moradores;

Comunidades quilombolas;

Estudantes da educação básica de escolas municipais e estaduais;

Instituições de longa permanência para idosos;

Organizações Governamentais e Não-Governamentais;

Praças e vias públicas;

Ronda maria da penha da polícia militar de salvador;

Serviços de saúde na Atenção Primária, na Atenção Hospitalar (pré e intra-hospitalar e unidades especializadas e de reabilitação) e Atenção Domiciliar;

Universidades.

Docentes, pós-graduandos, graduandos e grupos de pesquisa, compreendem o seu compromisso com a comunidade e socializa alguns projetos em andamento.

 

Prestigie, compartilhe, participe. Para conhecer o detalhamento do projeto, acesse o link:  

 

 TECNOLOGIA DE PREVENÇÃO/ENFRENTAMENTO DE VIOLÊNCIA E DE CUIDADO A CRIANÇAS E A ADOLESCENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento do projeto de intervenção

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha “Combatendo a violência contra crianças e adolescentes: todos juntos nessa causa”

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha sobre “Bullying”

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha sobre '' Prevenção contra violência sexual de crianças e adolescentes'' 

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha sobre ''Relacionamento Tóxico''

Clicando aqui você terá acesso ao video "Parceria Labvid@ e Educação basica"

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha "Prevenção de Violência contra Mulher"

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha ''Violência contra pessoa idosa''

 

PROJETO VID@ NA COVID: TELEMONITORAMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONJUGAL (2020 - 2022):

Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento do projeto de intervenção. 

Clicando aqui você terá acesso à Fluxograma VID@ na COVID distribuído às telemonitoras

Clicando aqui você terá acesso à Instrumento para telemonitoramento de mulheres com direitos violados no contexto de COVID-19

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha Guia de cuidados VID@: o bem-estar mesmo em tempos de pandemia

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha COVID-19 não me deixa sair de casa

Clicando aqui você terá acesso ao Guia para Monitor@ Vid@

Clicando aqui você terá acesso ao Guia para Telemonitoramento Vid@

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha Monitoramento da violência contra a mulher no contexto de pandemia da Covid-19

Clicando aqui você terá acesso a palestra (ABEN NACIONAL) Boas Práticas em Saúde e Políticas Públicas para Proteção a Mulheres e Crianças vítimas de violência 

 

VIOLÊNCIA CONJUGAL: EXPERIÊNCIAS E CUIDADOS PARA PROMOÇÃO À SAÚDE DA FAMÍLIA

Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento do projeto de intervenção

Clicando aqui você terá acesso a apresentação sobre Conhecendo as Repercussões da Violência Conjugal Contra a Mulher -Relato de Experiência

Clicando aqui você terá acesso ao Poema Intitulado Desejo de Mudar

Clicando aqui você terá acesso a Atividade de dispersão I e II- Grupo Reflexivo com Mulheres

Clicando aqui você terá acesso a Cartilha Informativa intitulada Serviços de Assistência jurídico- policial para mulheres em situação de Violência Conjugal em Salvador- Ba

Clicando aqui você terá acesso aos Divertidamente do LabVid@

 

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento do projeto de intervenção. 

 

ESPAÇO TERAPÊUTICO REMOTO: CUIDADO À SAÚDE MENTAL:

Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento do projeto de intervenção. 

Clicando aqui vocêterá acesso à Cartilha I do Espaço Terapêutico Remoto

Clicando aqui você terá acesso à Cartilha II do Espaço Terapêutico Remoto

 

TRANSIÇÃO DO CUIDADO A PESSOAS ADULTAS E IDOSAS E SEUS FAMILIARES/CUIDADORES:

Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento do projeto de intervenção. 

 

BONDE UNIVERSITÁRIO: PARTICIPAÇÃO JOVEM NA PREVENÇÃO DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS:
 
 
 
ALEGRIA NO LUGAR DA DOR:

Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento do projeto de intervenção.

 

MOVA-SE UFBA:

Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento do projeto de interveção.