Infraestrutura do Programa
O 7º andar é destinado exclusivamente para o PPGENF-UFBA, dispondo de uma sala de convivência; banheiros; uma copa; uma sala para arquivo de documentos; duas salas de aula, uma comportando cerca de 40 pessoas e outra cerca de 25 pessoas; uma sala de reunião com mesa ampla; uma sala para estudantes com seis computadores; e mais uma sala de coordenação/secretaria com três sub-divisões: a antesala para recepção com atendimento de uma funcionária; uma sala para o uso da coordenação e reuniões de trabalho; uma sala para uso de técnico-administrativas e estudantes de graduação bolsistas, vinculados a projetos inseridos nas modalidades de extensão ou iniciação a aprendizagens profissionais (SANKOFA e/ou PERMANECER), que integram o Projeto de Extensão “Gestão Compartilhada de Programa de Pós-Graduação”, registrado no SIATEX, sob nº. 14106.
Os grupos de pesquisa também possuem salas próprias equipadas com mobiliário adequado às suas atividades com computadores/notebook e outros equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades de pesquisa, acessíveis para discentes da pós-graduação, da IC e vinculadas/os a bolsas de projetos de extensão, inclusive do ensino médio, além de egressos e profissionais de outras IES nacionais e internacionais em parcerias nos projetos dos grupos de pesquisa.
O PPGENF-UFBA dispõe de softwares, tais quais: NVIVO®, WEBQDA e STATA versão 12. Professoras/es possuem nos GP e/ou de forma individual, mas para utilização coletiva, sortfwares como SPSS, Iramutec, Alcest, ENDNOt, EVOC, entre outros.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (PRPPG-UFBA) disponibiliza para a coordenação dos programas a ferramenta Stela Experta, o aplicativo online Grammarly e a plataforma Pivot (https://pivot.proquest.com/session/login), ferramenta gerido pela Biblioteca Central que indexa editais de todo o mundo possibilitando a busca de financiamento para programas de pós-graduação.
Importante pontuar ainda que a Escola de Enfermagem da UFBA disponibiliza às/aos estudantes apoio psicológico, pedagógico e social pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ((NAPP-EE-UFBA https://www.ufba.br/contatos/Escola%20de%20Enfermagem).
Organização e o suporte de secretaria
Para suporte a coordenação, o PPGENF-UFBA conta com um quadro de pessoal constituído por duas servidoras e uma funcionária terceirizada, com atendimento aberto ao público das 7 às 19 horas de segunda à sexta-feira. No sentido de organizar as diversas atividades realizadas no âmbito do PPGENF-UFBA, coordenou-se a elaboração do Manual do PPGENF-UFBA (https://drive.google.com/file/d/1vpH_TF0L26QK1iMPcadrO33fNGteSOw3/view?u...).
O Manual do PPGENF-UFBA foi elaborado por técnicos e docentes, além de discentes que integram o Projeto de Extensão “Gestão Compartilhada de Programa de Pós-Graduação” (SIATEX, sob nº. 14106). Considerado o Espaço Formativo do PPGENF, essa vivência vem oportunizando, ao corpo discente dos cursos de mestrado e doutorado, o aprendizado de elementos essenciais para a formação de futuros coordenadoras/es de programas de pós-graduação, diante um programa que incentiva e possibilita a experiência de gestão na condição de voluntárias/os e a elaboração de produto técnico-tecnológico para cada atividade, por meio de guias, protocolos, cartilhas, entre outros.
Soma-se a representatividade de técnicos administrativos no colegiado do programa e em comissões como auxílio financeiro/PROAP, seleção/acompanhamento de bolsas e autoavaliação do PPGENF, viabilizando maior compreensão dos processos e envolvimento da secretaria para celeridade nos processos.
Laboratórios
Estudantes do PPGENF-UFBA têm acesso ao laboratório de informática em saúde do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA), que possui duas salas de treinamento com acesso à internet, datashow e disponibilização de aplicativos comumente utilizados na área de Saúde Coletiva, como TabWin 3.x, Epi Info, Epidata e Stata. Ainda do laboratório do Núcleo Universitário de Telessaúde (NUTS-UFBA), vinculado ao Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, que promove comunicação avançada através de recursos de videocolaboração (videoconferência, webconferência e streaming), viabilizando ambiente e equipamento específicos para a gravação de vídeo-aulas e ações de capacitação de pessoas, articulações nacionais e internacionais em bancas de qualificações e defesas, seminários, entre outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Recursos de Informática
Os recursos de informática são coordenados pelo Núcleo de Suporte Técnico (NST) da Superintendência de Tecnologia de Informação da UFBA (CPD), que confere suporte técnico e operacional às atividades próprias de docentes e discentes do Programa. Essas atividades incluem: desenvolvimento e manutenção de sistemas e websites, manutenção de computadores e rede, instalação e atualização de software, hardware e acessórios.
As redes WI-FI UFBA-acadêmica, UFBA-administrativa e UFBA-visitante encontram-se disponíveis garantindo um recurso tecnológico já incorporado nos espaços acadêmicos como parte da infraestrutura, onde destaca-se o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.
Comité de Ética em Pesquisa da EEUFBA
Dispõe de duas salas, sendo uma de reuniões e outra direcionada às ações de secretaria. Esta funciona das 08 às 17h, com horário de atendimento presencial ao público das 11 às 15h, de segunda a sexta-feira, o que favorece as orientações ao corpo discente e docente do PPGENF.
Acervo bibliográfico
Estudantes e docentes do PPGENF-UFBA dispõem da Biblioteca Universitária de Saúde (BUS), em prédio localizado ao lado da Escola de Enfermagem, que permite acesso rápido às informações científicas para consulta e empréstimo entre as bibliotecas, além do acervo eletrônico. Seu acervo possui mais de 888.687 livros/exemplares e 24.688 periódicos/títulos, além de 441.700 publicações especiais. Oferece serviços de comutação bibliográfica online nacional e estrangeira, através do SCAD – Sistema de Comutação de Cópias da Bireme, o que permite acesso a conteúdos de materiais, como: periódicos, teses e dissertações, anais de congressos, etc.
Em movimento de acesso aberto, promove o acesso à informação, a exemplo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e do Repositório. A partir de 2005, o PPGENF passou a integrar o projeto Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Enfermagem), assim representando um importante acervo disponível. O Programa é corresponsável, junto à Escola Anna Nery, pelo projeto de Bibliometria e integra o Conselho Consultivo da BVS/Enfermagem.
Revista Baiana de Enfermagem
A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, configura-se como um periódico de divulgação eletrônica científica, cuja primeira edição eletrônica data de 2010. Desde o segundo semestre de 2019, docentes e discentes do PPGENF-UFBA vem se dedicando para adequações e melhorias no fluxo e gestão editorial a fim de atender às exigências de boas práticas editoriais no contexto nacional e internacional. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®), a RBE é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), além de integrar a coleção REV@ENF, possui o selo verde no DIADORIM, que permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo, e encontra-se hospedada no Portal Scielo. Tem como principais indexações as bases Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, DOAJ, Latindex, Google Scholar, entre outras.
Clicando aqui você terá acesso ao detalhamento da Infraestrutura do PPGENF-UFBA