• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Produção Científica

 

PANORAMA GERAL - 2021 a 2023

A análise da produção científica do Discente (mestrado e/ou doutorado) e egresso (considerados os cinco anos que antecedem essa avaliação - 2017) com os DP, evidencia que o Programa apresentou 486 artigos nos estratos A1, A2, A3, A4 e B1, sendo 177 em 2021, 174 em 2022 e 135 em 2023.

No triênio 2021-2023, os artigos publicados pelos discentes/egressos com os DP, distribuíram-se entre estratos do Qualis Periódicos da seguinte forma: A1=36; A2=43; A3= 72; A4=126; B1=209.

Constatou-se que a soma do conjunto do estrato A é maior que o total de artigos no estrato B1, ou seja, os estratos A1 a A4 perfazem 277 artigos (57%) frente a 209 artigos (43%) publicados no estrato B1.

Ao tomarmos por base o percurso histórico da produção de docentes, discentes e egressos podemos evidenciar a robustez e consistência dos indicadores de evolução qualitativa e quantitativa das publicações em periódicos científicos, como também, a produção com parceiros internacionais. O PPGENF-UFBA tem, consistentemente, feito uma construção e planejamento para o futuro mais assertivo e promissor para a internacionalização.

A quantidade/pontuação obtida decorrente de artigos A2 de discentes e egressos com DP no triênio foi de 43 artigos/3.655 pontos; a quantidade/pontuação obtida decorrente de artigos A4 de discentes e egressos com DP no triênio foi de 126 artigos/7.560 pontos;

 Ao mensurar-se as publicações em A4 pudemos constatar que a maior parte dos docentes tem publicações neste estrato. Destacamos que todos os docentes possuem produções no estrato A.

Olhar para estes números de modo coletivo, crítico e reflexivo, tem possibilitado investimento em novas rotas, em especial, priorizando periódicos dos estratos A1 a A4, como meta conjunta, reconhecendo o talento e expertise dos docentes, discentes e pesquisadores que vem colaborando em destacadas parcerias nacionais e internacionais.

 

FONTE: Dados extraídos do Programa Stela Experta e inseridos na Plataforma Sucupira do PPGENF/UFBA, 2023.