• III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde V Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia XIV Seminário de Pesquisa da EEUFBA

• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

- Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
  • SOMOS CONCEITO 5

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
  • CAPES PRINT

O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..

Impacto Econômico, Social e Cultural

PPGENF/UFBA Promovendo impactos na Sociedade:

Estudantes em diferentes níveis de formação, graduação, mestrado e doutorado, além dos docentes, interagem com a realidade da atenção à saúde, com usuárias/os, profissionais do cuidado e da gestão, em consonância com as propostas, projetos de pesquisa e extensão de que participam, de modo a colaborar na implementação de políticas públicas no cuidado, na formação e na gestão. A inserção por meio da pesquisa, do ensino e da extensão é, portanto, uma oportunidade de troca de experiências e de construção do conhecimento, que fortalece as áreas temáticas a que se dedicam docentes e discentes em suas respectivas linhas de pesquisa, e em diferentes realidades locais e regionais. A formação de mestras/es e doutoras/es dá-se, necessariamente articulada a perspectivas transformadoras das práticas, que requerem a interseccionalidade de categorias de pesquisa e de análise das realidades como gênero, classe, raça e geração no cuidado e na gestão do cuidado.

Impacto da produção técnica/tecnológica:

Trata-se de avaliação quali-quantitativa, da produção técnica/tecnológica considerando coerência com a AC e LP; presença de discente; relevância e impacto para a Área de Enfermagem e o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e/ou de inovação. Cada avaliação resultará em uma pontuação (1-5).

Serão avaliados três produtos ou processos indicados pelo Programa no quadriênio por seu impacto:

Consideração da justificativa com relação a oferta de novos serviços ou produtos;

Melhoria na saúde de indivíduos;

Aumento na empregabilidade;

Redução de vícios;

Melhoria na alimentação;

Proposição de políticas públicas ou econômicas;

Participação de entes sociais no fomento à pesquisa;

Impacto ambiental;

Melhora da adaptação das pessoa no domicílio após a alta;

Confecção e distribuição de cartilhas e vídeos educativos;

Aprendizado de graduandos(as) e pós-graduandos(as) e troca de conhecimento e experiência entre estes;

Valorização da inserção no Plano de Desenvolvimento Institucional e na autoavaliação;

Consideração do impacto real ou potencial, com transferência de conhecimento para a sociedade; aplicabilidade (local, regional, nacional ou internacional); potencial de replicação; visibilidade; complexidade e teor de inovação (alto, médio, baixo) e resultado de pesquisa aplicada.

Ações de solidariedade:

Tratra-se de ações de integração entre programas e/ou participação em outras programas, na busca da promoção e/ou consolidação de programas de pós-graduação.

Popularização da ciência:

Trata-se da realização de projetos de pesquisa e/ou extensão com atividades/ações relacionadas à educação básica, serviços de saúde e mídias sociais. Ainda, o esnino técnico e a oferta de Bolsas PIBIC Jr.

O PPGENF/UFBA faz a diferença na produção de conhecimentos e de ações que impactam na vida dos cidadãos.