• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
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  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
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  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
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Ensino a Distância

De acordo com Ribas (2023), a Educação a Distância é uma modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Este tipo de educação é desenvolvido com base em atividades educativas que ocorrem em lugares e/ou em tempos distintos. A EAD na UFBA organiza-se seguindo metodologia, gestão e avaliação peculiares para as quais deverão estar previstos, obrigatoriamente, momentos presenciais e a distância, levando em consideração parâmetros, programas e projetos específicos para essa modalidade de ensino.

Entre outras ações e iniciativas institucionais ao longo dos anos, entre 2004 e 2005 chega-se à utilização das plataformas virtuais de aprendizagem e a instalação do Moodle na UFBA

Em 2013, a UFBA, respondendo à necessidade emergente de institucionalização da EAD, cria a Superintendência de Educação a Distância, órgão permanente diretamente vinculado à Reitoria. O Plano de Desenvolvimento Institucional, aprovado em 2017, para 2018-2022, insere amplamente a EAD como modalidade educacional associada a essenciais diretrizes e objetivos estratégicos da UFBA.

Hoje, a Sead promove, em parceria com a UAB ou por iniciativa interna, a oferta de cursos de graduação e especializações lato sensu, e conta com 3 ambientes virtuais: Moodle UFBA, o AVA UFBA e o Ambiente Virtual de Desenvolvimento Humano.

Segundo Padilha Filho (2023), “a EAD da UFBA torna real a possibilidade de troca de saberes e fazeres e enriquece as relações das e nas comunidades, na medida em que, com aparato metodológico, tecnológico, ético, crítico, estético e cultural instrumentaliza o futuro docente para serem agentes de transformação com capacidade reflexiva, interpretativa e crítica do mundo”.

O PPGENF da UFBA, considera esta ferramenta tecnológica importante na formação da pós-graduação e foi utilizada por ocasião da Pandemia do COVID-19 adaptando-se ao Ensino à Distância (EaD) e modo remoto em que foram produzidos várias imagens, jogos e vídeos educativos em diferentes componentes curriculares.

Ademais, os docentes contaram com assessoramento da STI – Superintendência de Tecnologia da Informação.

Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem é na modalidade presencial entendendo que a EAD ou Ensino Remoto regulamentado em até 20%, pode ser utilizado.

 

 

RIBAS, C.; PADILHA FILHO. EAD da UFBA é Nota 5 – avaliação do MEC. Salvador, 2023. Acessado 16.05.2024. https://ufba.br/ufba_em_pauta/ead-5-estrelas-ufba-obtem-conceito-maximo-na-avaliacao-do-mec