• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Nuno Damácio de Carvalho Félix

Foto: 

Enfermeiro, Graduado pela URCA (2011), Especialista em Pesquisa e Inovação em Saúde da Família pela UFC (2013), Mestre em Enfermagem pela URCA (2016) e Doutor em Enfermagem pela UFPB (2019). Estágio Pós-Doutoral em Enfermagem e Saúde pela UNIFESP (2022) e UFBA (2024), com estudos na área de Saúde Cardiovascular e Saúde da População Negra. Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando na Graduação em Enfermagem. Docente Permanente da Pós-Graduação Lato Sensu (Residência em Enfermagem em Cardiologia) e Stricto Sensu (Mestrado em Saúde da Família- PROFSAÚDE/FIOCRUZ e Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena - PPGSPNI/UFRB). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENF/UFBA). Pesquisador com atuação regional no Recôncavo da Bahia e colaboração com pesquisadores nacionais e internacionais como o Centro de Estudo e Desenvolvimento CIPE do Brasil, a Comissão Nacional de Sistematização da Assistência de Enfermagem (CONSISTE-BA), a Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE) e a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde/Enfermagem (UICISA) da ESEnfC/Portugal. Área de atuação de destaque envolvendo Teorias, Tecnologias e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem e Saúde Coletiva, com foco no Cuidado Cardiovascular (risco cardiovascular/síndrome metabólica), Saúde de Homens e da População Negra. Autor da Teoria do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular (TEORISC), homenageado com Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese - Edição 2020 e como iniciativa destaque da campanha Nursing Now Brasil (COFEn/OPAS/OMS) em 2021. Co-autor da Teoria de Médio Alcance para a Promoção da Saúde de Homens (Teoria do Farol). Membro do Conselho Editorial da BMC Nursing, Online Brazilian Journal of Nursing, Revista Cogitare Enfermagem e da EDUFRB. Revisor Ad Hoc de periódicos indexados, nacionais e internacionais. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Cuidado Cardiovascular (GPCARDIO/UFRB). Experiência na coordenação de projetos financiados pela chamada UNIVERSAL 2021 do CNPq e Editais da FAPESB para pesquisas relacionadas à saúde cardiovascular e da população negra, em parceria com instituições no Brasil. Coordenador nacional do TEORISC study, financiado pela Chamada CNPq/Decit/SECTICS/MS n. 32/2024 - Pesquisas Pré-Clínicas e Clínicas Estratégicas para o SUS, envolvendo IES do Brasil e internacionais na América do Sul e na Europa. Pesquisador da Rede Internacional de Tecnologias para a Promoção da Saúde de Populações Vulneráveis, financiado pela Chamada Pública MCTI/CNPq n. 16/2024, envolvendo a UFRB e a UFBA, com colaboração de instituições internacionais: ESEnfC, IST, UTAD, Portugal; UNAL, Colômbia; UniLurio e ISCISA, Moçambique. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ - Nível C) 

Titulação: 
Doutor em Enfermagem