• Abertura das Comemorações dos 80 Anos da Escola de Enfermagem da UFBA

    A Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia tem a honra de convidar a comunidade acadêmica e parceiros institucionais para a Abertura das Comemorações dos 80 Anos da EEUFBA, ocasião em que será realizada a Solenidade de Posse da Direção. O momento celebra a trajetória histórica da Escola e marca o início da gestão de Fernanda Musse (Diretora) e Tatiane Araújo (Vice-Diretora), reafirmando o compromisso com a excelência na formação, na pesquisa e na extensão em enfermagem e saúde. Será uma alegria contar com sua presença nesta celebração especial.
  • Censo da Pós-Graduação stricto sensu

    O Censo da Pós-Graduação stricto sensu é uma iniciativa da CAPES, instituída pela Portaria CAPES n.º 99, de 9 de abril de 2024, que se consolida como uma política pública de caráter anual, destinada à coleta sistematizada de informações sobre os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país. O levantamento, de natureza declaratória, tem sua operacionalização e procedimentos regulamentados pela Instrução Normativa n.º 4, de 9 de outubro de 2025, que estabelece as finalidades, as categorias de respondentes, o tratamento e a proteção dos dados coletados, em conformidade com a Lei n.º 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). A iniciativa tem por finalidade subsidiar a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas, com ênfase especial em ações afirmativas e inclusivas, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O Censo da Pós-Graduação stricto sensu tem as seguintes finalidades: 1) subsidiar a promoção de políticas públicas na pós-graduação stricto sensu; 2) fornecer informações estatísticas e indicadores que apoiem o planejamento e a gestão dos programas de pós-graduação; 3) promover o acesso à informação e a elaboração de relatórios sobre a situação da pós-graduação no país; e 4) atender às diretrizes e metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Como parte de seu compromisso com a transparência e a governança dos dados, a CAPES disponibiliza o Relatório de Governança dos Dados do Censo da Pós-Graduação stricto sensu, documento que apresenta as principais diretrizes e medidas adotadas para o tratamento e o uso responsável dos dados coletados pela CAPES para o Censo. A IN n.º 4/2025 estabelece que o Censo da Pós-Graduação stricto sensu será realizado por meio do preenchimento de formulário eletrônico, que deverá ser respondido individualmente, por: I - docentes atuando nas categorias permanente e colaborador; II - pós-graduandos matriculados em cursos de mestrado ou doutorado; III - pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docentes; e IV - coordenadores de programas de pós-graduação em exercício na função. É importante destacar que os aptos a responder os formulários do Censo apenas os pós-graduandos matriculados, os docentes, os pesquisadores em estágio pós-doutoral e os coordenadores de programas de pós-graduação que estejam com o vínculo vigente na Plataforma Sucupira até a data de registro prevista no cronograma do CENSO. O preenchimento é realizado de forma individual e obrigatória, por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Sucupira. Destaca-se que cada grupo de respondentes recebe um formulário adaptado ao seu perfil e às suas atividades acadêmicas, composto por perguntas de múltipla escolha com definições e orientações para garantir a correta interpretação.
    VEJA MAIS
  • Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Docente Permanente

Cláudia Geovana da Silva Pires

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Atua na graduação nos componentes curriculares Cuidado em Enfermagem à Pessoa no Contexto Hospitalar, Fundamentos de Enfermagem para o Cuidado Individual.

Nuno Damácio de Carvalho Félix

Enfermeiro, Graduado pela URCA (2011), Especialista em Pesquisa e Inovação em Saúde da Família pela UFC (2013), Mestre em Enfermagem pela URCA (2016) e Doutor em Enfermagem pela UFPB (2019). Estágio Pós-Doutoral em Enfermagem e Saúde pela UNIFESP (2022) e UFBA (2024), com estudos na área de Saúde Cardiovascular e Saúde da População Negra.

Josielson Costa da Silva

Enfermeiro. Pós-Doutorando em Engenharia de Sistemas e Produtos para Saúde - PPGESP/IFBA. Doutor em Enfermagem e Saúde pela EEUFBA. Mestre em Enfermagem pela EEUFBA na linha do CUIDAR no processo de desenvolvimento humano com ênfase na Saúde da Criança. Especialista em Enfermagem Intensiva Neonatal e Pediátrica. Professor Adjunto II na área de Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Rafael Lima Rodrigues de Carvalho

Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Da UFBA. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da UFBA. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Enfermagem pela EE/UFMG. Integrante do grupo de pesquisa NEPEBE, NECTA, NIIMI e Produção de Evidências Clínicas sobre a COVID-19.

Giselle Alves da Silva Teixeira

Graduação em Enfermagem (2008), Mestrado em Enfermagem (2010) e Doutorado em Enfermagem (2015) pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, atuando na Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (2012-2015) e no Hospital Geral Roberto Santos (2015-2016) no desenvolvimento de pesquisas científicas.

Cláudia Nery Teixeira Palombo

Enfermeira pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Saúde Pública e em Desnutrição Energético-proteica e Recuperação Nutricional. Mestrado, doutorado e o pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA).

Maria Carolina Ortiz Whitaker

Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.Doutora em Ciências da Saúde (Área Enfermagem) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Especialista em Enfermagem Oncológica. Especialista em Desenvolvimento lúdico criativo de pessoas.

Anderson Reis de Sousa

Professor Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Atua no componente Curricular Cuidados de Enfermagem à pessoa no Contexto Hospitalar. É Doutor em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da UFBA e docente colaborador deste Programa.

Márcia Maria Carneiro Oliveira

Possui graduação em Enfermagem pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (2008), mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2014) e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente é professora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.