• III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde V Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia XIV Seminário de Pesquisa da EEUFBA

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) realiza congresso internacional sob o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
    VEJA MAIS
  • Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Infraestrutura

O PPGENF UFBA conta com um quadro de pessoal com dois servidores, nas funções de auxiliar e assistente administrativo, como também uma auxiliar de serviços gerais.
 
A coordenação do Programa e a secretaria dispõem de cinco microcomputadores e duas impressoras. Há, ainda, uma linha telefônica com fax, exclusiva para o Programa, e outra de PABX. Além desses, o Programa dispõe de nove computadores, todos ligados à internet, dois notebooks e uma impressora para uso exclusivo de discentes em três salas de estudo. Conta, ainda, com três equipamentos de multimídia complementares para uso nas atividades de ensino. 
O PPGENF fica aberto ao público das 7 às 12horas e das 13 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.

Estrutura física 

Instalada em um prédio com nove andares, a EEUFBA disponibiliza 10 salas de aulas com data show fixo em cada uma delas; dois auditórios com capacidade para 120 e 77 pessoas, respectivamente, com capacidade total para 203 pessoas; cinco salas para reuniões, uma sala para cada duas docentes, e uma sala para cada Grupo de Pesquisa, todas com computadores conectados à rede de internet.
 
O PPGENF ocupa com exclusividade dois andares da Escola, com espaço físico para: secretaria, com dois ambientes; sala de coordenação; sala para orientação e vice-coordenação, sala para a Revista Baiana de Enfermagem, com sala para atividades administrativas e sala para reunião; copa e banheiros. Os auditórios são compartilhados com toda a Escola. Ademais, dispõe de duas salas de aula com capacidade para 25 e 40 pessoas cada; duas salas pequenas para 15 pessoas cada e, ainda, três salas de estudos para estudantes dotadas de nove computadores e mesas para atividades acadêmicas. Oferece também recursos audiovisuais alocados no Centro de Tecnologia Educacional de Enfermagem/CTEE e um laboratório de informática.
 
Todos os espaços possuem mobiliários e equipamentos para permitir seu pleno funcionamento. Além disso, permite acessibilidade de pessoas com deficiências físicas a todos os pisos, incluindo elevador. 
 
Os grupos de pesquisa também possuem salas próprias equipadas com mobiliário adequado às suas atividades e, em média, quatro computadores ligados à internet, três notebooks e duas impressoras, além de outros equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, acessíveis para toda(o)s discentes da pós-graduação, da IC e voluntária(o)s junto aos grupos. 

Laboratórios

Os laboratórios da EEUFBA estão equipados com 32 computadores, oito impressoras e dois scanners, com acesso à internet e oferecem apoio para o desenvolvimento das dissertações e teses. Os recursos de informática estão disponíveis para docentes e discentes.

Bibliotecas

Discentes e docentes do Programa utilizam atualmente os serviços oferecidos pela Biblioteca Universitária de Saúde (BUS), em prédio localizado ao lado da Escola de Enfermagem, permitindo acesso rápido às informações científicas. A BUS integra o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA). Em 2014, seu acervo possuía 888.687 livros/exemplares e 24.688 periódicos/títulos, além de 441.700 publicações especiais.
 
O acesso às publicações da BUS, assim como de todas as bibliotecas do Sistema, pode ser realizado por meio de consulta física e por acesso remoto utilizando-se, no último caso, computador conectado à internet, tablets, smartphones, no âmbito da UFBA ou no domicílio, por meio da Virtual Private Network - VPN. Dispõe do Programa de Comutação Bibliográfica – COMU, mantido numa parceria entre a CAPES e o Sesu – Ministério da Educação, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia e a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos. O COMUT oferece a discentes e docentes do PPGENF acesso a cópias de documentos técnico-científicos disponíveis em acervos de bibliotecas de todo o Brasil.
 
A BUS oferece à comunidade acadêmica do PPGENF orientação sobre a normalização de trabalhos científicos (dissertações, teses, publicações) segundo normas brasileiras (ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas) e internacionais, atendimento personalizado sobre elaboração de fichas catalográficas, orientação à normalização de trabalhos científicos e técnicos, orientação ao acesso a bases de dados nacionais e internacionais; tem convênios e parcerias com a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes de Saúde (Rede BIBLIOSUS). 
 
A partir de 2005, o PPGENF passou a integrar o projeto Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Enfermagem), assim representando um importante acervo disponível. O Programa é corresponsável, junto à Escola Anna Nery, pelo projeto de Bibliometria e integra o Conselho Consultivo da BVS/Enfermagem.

Recursos de tecnologia da informação

Docentes e discentes, além de pessoal técnico administrativo do Programa, dispõem de acesso a computadores conectados à internet. Os recursos de informática são coordenados pelo Núcleo de Suporte Técnico (NST) da Superintendência de Tecnologia de Informação da UFBA (CPD), que confere suporte técnico e operacional às atividades próprias de docentes e discentes do Programa. Essas atividades incluem: desenvolvimento e manutenção de sistemas e websites, manutenção de computadores e rede, instalação e atualização de software, hardware e acessórios.   
 
O NST instalou, e mantém atualizado, o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas _ SEER _, utilizado pela Revista Baiana de Enfermagem. Em 2013, o NST implantou a nova página do Programa na Internet, a fim de oferecer condições de sustentabilidade por meio de treinamento do pessoal da secretaria do PPGENF na manutenção e ajustes necessários ao bom funcionamento da página. Além disso, permanece dando suporte à utilização do SEER pela Revista. A cargo do NST, está também a disponibilização da Virtual Private Network (VPN), alojada no servidor da UFBA.
 
Todas as salas de docentes e salas de aulas são equipadas com computadores conectados à Internet. A secretaria do curso de pós-graduação conta com toda a infraestrutura de informática para a realização de suas atividades. 
 
As redes WI-FI UFBA-acadêmica, UFBA-administrativa e UFBA-visitante encontram-se disponíveis garantindo um recurso tecnológico já incorporado nos espaços acadêmicos como parte da infraestrutura, pois indica modernização e facilitação de acesso a ambientes virtuais necessários à formação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse sentido, destaca-se o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.  
 
O NST, juntamente com a assessoria estatística da Escola, oferece suporte e treinamento a discentes e docentes para uso de softwares na pesquisa, notadamente os pacotes estatísticos para elaboração de banco de dados e análises, a exemplo do SPSS (Statistical Package for the Social Science) e STATA. Permite também a captura de micro dados disponíveis em bases de domínio público, tais como aqueles oriundos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE).
 
Os estudos que utilizam dados qualitativos têm recorrido aos softwares para uso e treinamento discente, com fins de pesquisa, como ALCEST, Tri-Deux-Mot, ATLAS.TI, EndNote, entre outros.
 
Os recursos de informática disponíveis permitem o acesso às bases de dados e aos textos completos de periódicos online, por meio de acesso à internet com uso de computadores de mesa ou notebooks, tablets, smartphones e smartTVs, no âmbito da UFBA. 
 
Docentes e discentes dispõem, ainda, de acesso a textos completos em seus domicílios através da Virtual Private Network (VPN), por meio de e-mail de domínio @ufba. 
O Programa disponibiliza uma copiadora de grande porte da EEUFBA, além de copiadoras nas salas de docentes, ambientes administrativos, salas de estudos e laboratórios.