• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Silvia Lúcia Ferreira

Foto: 

Nascí na cidade de Santaluz-Ba, sou casada, tenho uma filha e duas netas. Concluí o curso de graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) tendo como orientadora a profa.Dra Eloita Neves. Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994) tendo como orientadora a profa. Dra Maria Cecilia Puntel de Almeida. Em 2001, realizei o Pós Doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona, tendo como tutora a profa Dra. Verena Stolcke. Trabalhei na Universidade Federal de Pelotas (1977-1981), na Universidade Federal de Santa Catarina (1982-1986) e desde 1987 sou professora da Universidade Federal da Bahia, atualmente professora Titular. Fundadora, Pesquisadora e Líder de Pesquisa do GEM (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, Gênero, Saúde e Enfermagem criado em 1988, na Escola de Enfermagem da UFBA. Pesquisadora do NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, desde 1988, Faculdade de Filosofia e Ciencias Humanas). Pesquisadora Fundadora da REDOR- Rede Feminista Norte Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero desde 1992. Pesquisadora Fundadora e membro da Comissão Executiva da Rede Caleidoscópio- Rede Nacional de Estudos e Pesquisas Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Transdisciplinares e Decoloniais desde 2021.Profa. do Curso de Graduação e do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem e Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Áreas de atuação: Saúde da Mulher, Gênero e Saúde, Trabalho e Saúde; Políticas de Saúde; Organização de serviços de saúde, qualidade de vida de mulheres com doença falciforme

Titulação: 
Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP.