• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Homenagem às Professoras Visitantes

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia teve a honra de receber duas professoras visitantes, as quais, com suas inúmeras qualidades e qualificações, de maneira engajada, determinada e incansável, vem contribuindo com o nosso programa. 
 
Apresentando aqui um breve resumo sobre elas…
 
Profa. Dra. Maria Ribeiro Lacerda, docente permanente do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Enfermeira, Mestra e Doutora em Enfermagem. Bolsista nível 1C de Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ. Possui vasta experiência no cuidado de enfermagem, prática profissional de Enfermagem, cuidados e contextos domiciliares de saúde. Tem expertise na Grounded Theory, conduzindo e produzindo diversas pesquisas qualitativas em enfermagem. De posições firmes, assertivas, muito acolhedora e com uma vontade de engajar todas docentes na dinâmica do programa de pós-graduação, Lacerda ou Maria, como a chamamos, nos despertou para a importância de atenção para o perfil docente e acerca dos Produtos Técnicos-Tecnológicos como recurso de visibilidade da produção de conhecimento inovador e com potencial de impacto para sociedade advindo das dissertações e teses produzidas neste programa, a exemplo da Tese “Déficit no Autocuidado para Higiene Oral: Teoria de Enfermagem de Médio Alcance” de autoria da candidata Dra. Elaine de Oliveira Souza, orientada pela Profa. Dra. Larissa Chaves Pedreira e co-orientada pelo Prof. Dr. Rudval Souza da Silva indicada ao PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2024, com destaque para o aceite pela NANDA International (NANDA-I) para inclusão na “Classification of Nursing Diagnoses”  do diagnóstico: resultados e intervenções de enfermagem versão 2024-2026. Ressalto ainda a revisão dos componentes curriculares e a participação em grupos de pesquisas da EE, sobretudo nos incentivando a desenvolver PTTs, além de assessoria para as oficinas e sessões de Pesquisa orientada.   
 
Profa. Dra. Vânia Marli Schubert Backes, docente titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira, mestra e doutora em Enfermagem, realizou estágio Pós-Doutoral na Universitat de Barcelona - Espanha. Foi bolsista nível 1C de Produtividade Em Pesquisa pelo CNPQ de 2001 a 2021, atuando como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Possui pesquisas na área de Educação, saúde e enfermagem, Tecnologia Educacional, Avaliação de Impacto, Política Institucional, Educação Permanente e Continuada e Educação, Enfermagem e Saúde. Com seu jeitinho amoroso e meigo, Vânia é sempre firme e persistente quando o assunto é o Coleta Capes. Tais adjetivos foram essenciais para defesa de algumas teses em “contextos especiais”, intercâmbios internacionais de algumas/alguns docentes e a instigar a utilização de um instrumento para o Coleta Capes, o que resultou no modelo de Relatório Docente em formato de excel. Como destaque, ressalto o acompanhamento de discentes e egressos e a confecção da nova página do site com fins na visibilidade do nosso programa. Altamente organizada e colaborativa, seu padrão de exigência é alto mas também não se exime de “meter a mão na massa” para viabilizar ações potenciais para o fortalecimento do nosso PPGENF-UFBA e assim um Relatório Sucupira bemmm detalhado.
 
Embora apresentado de forma suscinta os currículos e atributos das Professoras Visitantes, é notório o quão enriquecedor foi e é para o nosso PPGENF-UFBA tê-las conosco. São mulheres fortes, inteligentes, com um senso de responsabilidade impressionante e rica experiência para nos dar suporte no nosso SEMPRE AVANTE! 
 
Escolhemos o III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde por ser este um espaço de articulação nacional e internacional e de compartilhamento do saber, para deixarmos registrado nossa gratidão e admiração a vocês, Profa. Dra. Maria Ribeiro Lacerda e Profa. Dra. Vânia Marli Schubert Backes. E gostaríamos de selar nossa homenagem com uma singela lembrança, que expressa nosso reconhecimento e nosso MUITO OBRIGADA!