• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Projeto ABDIAS NASCIMENTO

 
O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento foi criado inicialmente em 2014 e relançado em 2023. Destina-se à estruturação, ao fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes.
 
Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e a Coordenação de  Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem por objetivo a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, população do campo e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa
de excelência, no Brasil e no exterior. 
 
A Escola de Enfermagem UFBA tem participado deste Programa desde sua primeira versão e atualmente desenvolve o Programa em duas vertentes: Mobilização Acadêmica (Edital nº 16/2023) e Políticas Afirmativas e Diversidade (Edital n° 17/2023). Estes são coordenados pela Profa. Dra. Climene Laura de Camargo. 
 
O projeto de Mobilização Acadêmica intitulado “Consolidação da Rede Internacional de Pesquisa: Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” é desenvolvido em parceria com outras duas universidades brasileiras: Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Universidade Estadual de Maringá – UEM, e três Universidades portuguesas: Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
 
Objetivos:
  • Proporcionar experiências educacionais e profissionais voltadas à educação, à competitividade e à inovação em áreas prioritárias para a promoção da igualdade racial e do combate ao racismo;
  • Criar oportunidade de cooperação entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros, em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica, de reconhecido padrão internacional;
  • Estimular a troca de experiência em âmbito internacional para a construção de igualdade de direitos e oportunidades para pessoas negras;
  • Ampliar o conhecimento na área interdisciplinar, levando em consideração a importância da mobilidade interinstitucional como fator preponderante na formação de nível superior.
 
Até 2027, estaremos enviando 28 mestrandas/os e 28 doutorandas/os para estágios sanduiches nas universidades estrangeiras em questão. Em 2024, já foram  selecionadas/os 14 alunas/os que deverão estar iniciando seus estudos em setembro. Para tanto, estamos realizando oficinas preparatórias sobre temas de interesse das/os  discentes.
 
 
Figura 1 – Encontro das/os discentes e Coordenadora do Projeto com a Profa. Dra. Maria Inês Barbosa.
 
 
 
Figura 2 – Apresentação da professora visitante Dra. Maria Cristina Antunes – UTAD,
junto a Escola e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA.
 
O Projeto Políticas Afirmativas e Diversidade Edital nº 17/2023 - CAPES intitulado: PRO_ AFRO: Programa de Políticas Afirmativas para o enfrentamento das Desigualdades Sociais, foi elaborado em três vertentes: ensino, pesquisa e extensão, buscando minimizar as iniquidades socioeconômicas, com vistas ao desenvolvimento de comunidades em vulnerabilidade e comunidades tradicionais Nesta vertente estamos realizando o II Curso Preparatório para Admissão de Alunas/os Negras/os em Programas de Pós-Graduação e ofertando bolsas de Doutorado, Mestrado e Pós-Doutorado, para discentes negras/os. 
 
 
Figura 3 - Aula Aberta com a Profa. Dra. Climene Camargo.
 
 
Figura 4 - Curso de Língua Portuguesa.
 
 
Desta maneira, estamos contribuindo positivamente para a diversidade acadêmica na Escola de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia – PPGENF/EEUFBA e, instituições parceiras.