• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Acompanhamento dos Discentes Ativos

O Acompanhamento de Discentes Ativos é realizado por uma comissão própria que criou e utiliza um formulário Google Forms a ser preenchido semestralmente pela/o discente e contém relevantes informações para o adequado acompanhamento da/o mesmo, sua avaliação quanto a formação recebida e a avaliação da/o docente pela/o discente. É composto por:

Dados Pessoais e Profissionais

Dados Acadêmicos

Atividades Realizadas

Produção Científica e Técnica/Tecnológica

Participação em Bancas e Eventos

Avaliação Discente da Formação Recebida

Avaliação Docente pela/o Discente

 

Avaliação da aprendizagem da/o discente do PPGENF/UFBA se alinha aos princípios da Avaliação Formativa. Esta pode ser entendida como uma prática de avaliação contínua que tem o objetivo de desenvolver as aprendizagens, sendo uma ferramenta de uso docente para avaliar  o discente quanto ao desenvolvimento de habilidades, competências e o ritmo no processo de aprendizagem tomando como referência o caminho didático  as expectativas e necessidades pedagógicas das/os estudantes, a aptidão de cada um/a e se o caminho didático que está sendo trilhado está suprindo as expectativas e necessidades pedagógicas. Além de seminários, produções escritas ou audiovisuais e debates, são usados algumas modalidades para este tipo de avaliação como: Estudos de caso - A partir de um caso específico para cada estudante ou grupos, podendo apresentar soluções e identificar como o conteúdo pode ser trabalhado para resolver determinada questão no cotidiano profissional; Trabalhos em grupo - Forma de sociabilização e também construção conjunta do conhecimento. Utilizam-se modelos de trabalho nos quais todas/os as/os estudantes possam participar, sendo o desempenho avaliado coletivamente e individualmente. Pesquisas -Representa meio ativo de aprendizado em que a/o estudante desenvolve habilidades a partir de desafios, levantando respostas a questionamentos e apresentando os resultados, seja em formato de textos ou de apresentação em sala de aula. Atividades auto avaliativas - São lançadas perguntas que estimulem o estudante a refletir para compreender seu papel no processo  de ensino-aprendizado. Estas atividades suprem o docente de informações sobre aspectos teóricos e práticos, que possibilitam a compreensão como o uso de narrativas, de natureza criativa e integrativa são necessárias para que as/os estudantes de serem informativas para a/o docente em relação aos aspectos teórico-práticos entre outros, que devem ser melhor compreendidos, por meio de narrativas livres, simulações, entre outros meios. As Avaliações Formativas de natureza criativa e integrativa, são necessárias para que as/os estudantes se impliquem nas atividades propostas, exercitando o protagonismo do seu aprendizado, potencializando a ação-reflexão-ação com produção e inovação de conhecimentos e sua práxis. Cumpre ressaltar que cada docente desenvolve uma ou mais modalidades de avaliação de acordo com o tema/conteúdo de forma a melhor efetivar o processo de aprendizagem.

 

O Acompanhamento do Processo Avaliativo Discente compõe a Meta 4 do Planejamento Estratégico do PPGENF-UFBA

META 4 – PRAZO

Acompanhamento do Processo Avaliativo Discente – considerar o desenvolvimento individual e em grupo sendo valorizada a evolução de estudantes ao longo do processo diagnóstico, comparativo, do desempenho geral e da eficiência dos métodos utilizados compondo critérios previamente indicados, tais quais: frequência nas atividades (mínimo 75%); participação assídua; apresentação do produto (seminário temático, artigo, produto técnico-tecnológico, etc) – Continuamente no quadriênio.

 

AVALIAÇÃO DA META RESPONSÁVEL

100% dos componentes curriculares realizando processo de avaliação formativa com conteúdo programático especificando como são conduzidas. Atendimento dos critérios estabelecidos por cada componente curricular ofertado. – Coordenação, Secretaria e Docentes responsáveis pelas disciplinas.

 

Clique aqui para acessar e conhecer o formulário Google Forms – https://docs.google.com/forms/d/1QbxXt7IGa32lxPdM1u9RgBxO39gywav0E32YpTbpamI/prefill