• III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde V Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia XIV Seminário de Pesquisa da EEUFBA

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) realiza congresso internacional sob o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
    VEJA MAIS
  • Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Linha de Pesquisa

A pesquisa tem caráter estruturante no PPG-AU determinando as atividades acadêmicas do Programa e articulando, através das LINHAS DE PESQUISA [LP], os diversos grupos, núcleos e laboratórios cujas atividades envolvem docentes e discentes da graduação e pós-graduação da UFBA e instituições parceiras nacionais [UFPel, USP, UFRJ, UFPB, UFAL, UFRN, UFPE] e internacionais [Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Portugal].
ÁREAS DE CONCENTRAÇAO:
 
I. Conservação e Restauro
 
contempla os estudos teóricos, críticos, científicos e tecnológicos sobre a restauração, conservação e gestão dos bens patrimoniais edificados abrangendo, inclusive, o denominado patrimônio imaterial. 
 
LINHAS DE PESQUISA 
 
 
RESTAURAÇÃO, CONSERVAÇÃO E GESTÃO DOS BENS PATRIMONIAIS
 
Contempla os estudos teóricos e críticos sobre a restauração, conservação e gestão dos bens patrimoniais edificados, as arquiteturas e conjuntos arquitetônicos e suas representações, suas apropriações, seu capital simbólico e valores, nas suas correlações com as dinâmicas urbanas abrangendo inclusive o denominado patrimônio imaterial, ou seja, as festas, os ritos, as manifestações religiosas e civis de interesse cultural relacionados à arquitetura e à cidade.
 
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E DO RESTAURO
 
Para conhecer os materiais e as condições ambientais em que se encontram os monumentos, é necessário entender a ciência e tecnologia relacionadas aos materiais e estruturas. Esta Linha de Pesquisa dá apoio às disciplinas ministradas pelos professores do grupo assim como aos laboratórios NTPR (Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração) e Lacam (Laboratório de Controle Ambiental), fundamentais no apoio à elaboração de dissertações e teses, assim como à realização da atividade obrigatória de Pesquisa Orientada. Sem o apoio destes laboratórios tornar-se-ia impossível a realização de algumas das investigações. O NTPR é referência no Brasil, prestando consultorias e mantendo ajudas aos ex-alunos na solução de problemas relativos à conservação/restauração de monumentos.
 
Todas as disciplinas estão ancoradas nas pesquisas e na produção dos pesquisadores que atuam na Linha de Pesquisa e são também local de discussão de resultados dos projetos em andamento e realizados.
 
LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
 
 
II. Urbanismo
 
atende aqueles eixos temáticos que tratam de política e cidade, habitar a cidade, espaço público, projeto urbano, mobilidade urbana, apreensão da cidade, subjetividade, estética urbana, paisagem urbana e cultura/território.
 
LINHAS DE PESQUISA: 
 
TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA [E DO URBANISMO
 
Atualização permanente do corpo de idéias (teorias) que serve de base para ações de Teoria e Crítica associadas ao ensino e à prática em Arquitetura e Urbanismo, implicando a observação da sua complexidade na interação entre indivíduo (profissional, acadêmico) e sociedade, visando o questionamento permanente da sua pertinência (crítica). 
 
PROCESSOS URBANOS CONTEMPORÂNEOS
 
 
LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO