• Abertura das Comemorações dos 80 Anos da Escola de Enfermagem da UFBA

    A Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia tem a honra de convidar a comunidade acadêmica e parceiros institucionais para a Abertura das Comemorações dos 80 Anos da EEUFBA, ocasião em que será realizada a Solenidade de Posse da Direção.
  • Censo da Pós-Graduação stricto sensu

    O Censo da Pós-Graduação stricto sensu é uma iniciativa da CAPES, instituída pela Portaria CAPES n.º 99, de 9 de abril de 2024, que se consolida como uma política pública de caráter anual, destinada à coleta sistematizada de informações sobre os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país. O levantamento, de natureza declaratória, tem sua operacionalização e procedimentos regulamentados pela Instrução Normativa n.º 4, de 9 de outubro de 2025, que estabelece as finalidades, as categorias de respondentes, o tratamento e a proteção dos dados coletados, em conformidade com a Lei n.º 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). A iniciativa tem por finalidade subsidiar a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas, com ênfase especial em ações afirmativas e inclusivas, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O Censo da Pós-Graduação stricto sensu tem as seguintes finalidades: 1) subsidiar a promoção de políticas públicas na pós-graduação stricto sensu; 2) fornecer informações estatísticas e indicadores que apoiem o planejamento e a gestão dos programas de pós-graduação; 3) promover o acesso à informação e a elaboração de relatórios sobre a situação da pós-graduação no país; e 4) atender às diretrizes e metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Como parte de seu compromisso com a transparência e a governança dos dados, a CAPES disponibiliza o Relatório de Governança dos Dados do Censo da Pós-Graduação stricto sensu, documento que apresenta as principais diretrizes e medidas adotadas para o tratamento e o uso responsável dos dados coletados pela CAPES para o Censo. A IN n.º 4/2025 estabelece que o Censo da Pós-Graduação stricto sensu será realizado por meio do preenchimento de formulário eletrônico, que deverá ser respondido individualmente, por: I - docentes atuando nas categorias permanente e colaborador; II - pós-graduandos matriculados em cursos de mestrado ou doutorado; III - pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docentes; e IV - coordenadores de programas de pós-graduação em exercício na função. É importante destacar que os aptos a responder os formulários do Censo apenas os pós-graduandos matriculados, os docentes, os pesquisadores em estágio pós-doutoral e os coordenadores de programas de pós-graduação que estejam com o vínculo vigente na Plataforma Sucupira até a data de registro prevista no cronograma do CENSO. O preenchimento é realizado de forma individual e obrigatória, por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Sucupira. Destaca-se que cada grupo de respondentes recebe um formulário adaptado ao seu perfil e às suas atividades acadêmicas, composto por perguntas de múltipla escolha com definições e orientações para garantir a correta interpretação.
    VEJA MAIS
  • Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Homenagem às Professoras Visitantes

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia teve a honra de receber duas professoras visitantes, as quais, com suas inúmeras qualidades e qualificações, de maneira engajada, determinada e incansável, vem contribuindo com o nosso programa. 
 
Apresentando aqui um breve resumo sobre elas…
 
Profa. Dra. Maria Ribeiro Lacerda, docente permanente do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Enfermeira, Mestra e Doutora em Enfermagem. Bolsista nível 1C de Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ. Possui vasta experiência no cuidado de enfermagem, prática profissional de Enfermagem, cuidados e contextos domiciliares de saúde. Tem expertise na Grounded Theory, conduzindo e produzindo diversas pesquisas qualitativas em enfermagem. De posições firmes, assertivas, muito acolhedora e com uma vontade de engajar todas docentes na dinâmica do programa de pós-graduação, Lacerda ou Maria, como a chamamos, nos despertou para a importância de atenção para o perfil docente e acerca dos Produtos Técnicos-Tecnológicos como recurso de visibilidade da produção de conhecimento inovador e com potencial de impacto para sociedade advindo das dissertações e teses produzidas neste programa, a exemplo da Tese “Déficit no Autocuidado para Higiene Oral: Teoria de Enfermagem de Médio Alcance” de autoria da candidata Dra. Elaine de Oliveira Souza, orientada pela Profa. Dra. Larissa Chaves Pedreira e co-orientada pelo Prof. Dr. Rudval Souza da Silva indicada ao PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2024, com destaque para o aceite pela NANDA International (NANDA-I) para inclusão na “Classification of Nursing Diagnoses”  do diagnóstico: resultados e intervenções de enfermagem versão 2024-2026. Ressalto ainda a revisão dos componentes curriculares e a participação em grupos de pesquisas da EE, sobretudo nos incentivando a desenvolver PTTs, além de assessoria para as oficinas e sessões de Pesquisa orientada.   
 
Profa. Dra. Vânia Marli Schubert Backes, docente titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira, mestra e doutora em Enfermagem, realizou estágio Pós-Doutoral na Universitat de Barcelona - Espanha. Foi bolsista nível 1C de Produtividade Em Pesquisa pelo CNPQ de 2001 a 2021, atuando como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Possui pesquisas na área de Educação, saúde e enfermagem, Tecnologia Educacional, Avaliação de Impacto, Política Institucional, Educação Permanente e Continuada e Educação, Enfermagem e Saúde. Com seu jeitinho amoroso e meigo, Vânia é sempre firme e persistente quando o assunto é o Coleta Capes. Tais adjetivos foram essenciais para defesa de algumas teses em “contextos especiais”, intercâmbios internacionais de algumas/alguns docentes e a instigar a utilização de um instrumento para o Coleta Capes, o que resultou no modelo de Relatório Docente em formato de excel. Como destaque, ressalto o acompanhamento de discentes e egressos e a confecção da nova página do site com fins na visibilidade do nosso programa. Altamente organizada e colaborativa, seu padrão de exigência é alto mas também não se exime de “meter a mão na massa” para viabilizar ações potenciais para o fortalecimento do nosso PPGENF-UFBA e assim um Relatório Sucupira bemmm detalhado.
 
Embora apresentado de forma suscinta os currículos e atributos das Professoras Visitantes, é notório o quão enriquecedor foi e é para o nosso PPGENF-UFBA tê-las conosco. São mulheres fortes, inteligentes, com um senso de responsabilidade impressionante e rica experiência para nos dar suporte no nosso SEMPRE AVANTE! 
 
Escolhemos o III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde por ser este um espaço de articulação nacional e internacional e de compartilhamento do saber, para deixarmos registrado nossa gratidão e admiração a vocês, Profa. Dra. Maria Ribeiro Lacerda e Profa. Dra. Vânia Marli Schubert Backes. E gostaríamos de selar nossa homenagem com uma singela lembrança, que expressa nosso reconhecimento e nosso MUITO OBRIGADA!  
 
 
A homenagem ocorreu no encerramento do III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde, V Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia e XIV Seminário de Pesquisa da EEUFBA
 
 
Saiba mais sobre o evento:
 

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, Vila Real/Portugal, em parceria com a Escola de Enfermagem e o Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia promoveram o III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde, V Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia e XIV Seminário de Pesquisa da EEUFBA.

 

O evento, que contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais, acadêmicos e a comunidade em geral interessados na pesquisa, desenvolvimento e utilização de tecnologias para a promoção à saúde, ocorreu entre 14 e 17 de maio de 2024, no auditório da faculdade de Direito da UFBA.

 

O evento possui apoio principal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES através do Programa de Apoio a Eventos no país (Edital nº 11 de 2023) e outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

Link: http://www.ctis.ufba.br/

 

•PRESIDENTE DO CONGRESSO

Prof.ª Larissa Chaves Pedreira Silva – UFBA

 

•COORDENADORA DA COMITÊ CIENTÍFICO

Prof.ª Drª Fernanda Carneiro Mussi – UFBA

Prof. Dr Vitor Manoel Costa Pereira Rodrigues – UTAD – Portugal

 

Linha - Cuidado à Saúde das Mulheres, Relações de Gênero e Etnicorraciais

Prof.ª Drª Temara Menezes Couto – UFBA

Prof.ª Prof.ª Drª Drª Lilian Conceição Guimaraes – UFBA

Prof.ª Drª Silvia Lúcia Ferreira – UFBA

 

Linha - Cuidado no Processo de Desenvolvimento Humano

Prof.ª Drª Marcia Maria Carneiro de Oliveira – UFBA

Prof.ª Drª Maria Carolina Ortiz Whitaker – UFBA

 

Linha - Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde

Prof. Dr Gilberto Tadeu Reis da Silva – UFBA

Prof. Dr Deybson Borba de Almeida – UEFS

Profa. Dra. Tatiane Araujo dos Santos

Prof. Dr. Handerson Silva Santos

 

Linha - Promoção à Saúde Prevenção e Controle de Agravos

Prof.ª Drª Nadirlene Pereira Gomes – UFBA

Prof.ª Drª Fernanda Carneiro Mussi– UFBA

Prof. Dra. Cláudia Geovana da Silva Pires

 

 

•COMISSÃO CIENTÍFICA (CONSULTORIA AD HOC):

Prof. Dr Anderson Reis de Souza

Prof.ª Drª Carolina de Souza Machado

Prof.ª Drª Cláudia Geovana da Silva Pires

Prof.ª Drª Cláudia Nery Teixeira Palombo 

Prof.ª Drª Climene Laura de Camargo

Prof.ª Drª Darci de Oliveira Santa Rosa

Prof. Dr Deybson Borba de Almeida

Prof.ª Drª Edméia de Almeida Cardoso Coelho

Prof.ª Drª Evanilda Souza de Santana Carvalho

Prof.ª Drª Fernanda Carneiro Mussi

Prof. Dr Gilberto Tadeu Reis da Silva

Prof.ª Drª Jeane Freitas de Oliveira

Prof.ª Drª Juliana Bezerra do Amaral

Prof.ª Drª Larissa Chaves Pedreira

Prof.ª Drª Lilian Conceição Guimarães de Almeida

Prof.ª Drª Márcia Maria Carneiro Oliveira

Prof.ª Drª Maria Carolina Ortiz Whitaker

Prof.ª Drª Nadirlene Pereira Gomes

Prof.ª Drª Rosana Maria de Oliveira Silva

Prof. Dr Rudval Souza da Silva

Prof.ª Drª Silvia Lúcia Ferreira

Prof.ª Drª Tânia Maria de Oliva Menezes

Prof.ª Drª Tatiane Araújo dos Santos

Prof.ª Drª Telmara Menezes Couto

Prof.ª Drª Vânia Marli Schubert Backes