O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento foi criado inicialmente em 2014 e relançado em 2023. Destina-se à estruturação, ao fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes.
Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem por objetivo a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, população do campo e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa
de excelência, no Brasil e no exterior.
A Escola de Enfermagem UFBA tem participado deste Programa desde sua primeira versão e atualmente desenvolve o Programa em duas vertentes: Mobilização Acadêmica (Edital nº 16/2023) e Políticas Afirmativas e Diversidade (Edital n° 17/2023). Estes são coordenados pela Profa. Dra. Climene Laura de Camargo.
O projeto de Mobilização Acadêmica intitulado “Consolidação da Rede Internacional de Pesquisa: Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” é desenvolvido em parceria com outras duas universidades brasileiras: Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Universidade Estadual de Maringá – UEM, e três Universidades portuguesas: Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Objetivos:
- Proporcionar experiências educacionais e profissionais voltadas à educação, à competitividade e à inovação em áreas prioritárias para a promoção da igualdade racial e do combate ao racismo;
- Criar oportunidade de cooperação entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros, em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica, de reconhecido padrão internacional;
- Estimular a troca de experiência em âmbito internacional para a construção de igualdade de direitos e oportunidades para pessoas negras;
- Ampliar o conhecimento na área interdisciplinar, levando em consideração a importância da mobilidade interinstitucional como fator preponderante na formação de nível superior.
Até 2027, estaremos enviando 28 mestrandas/os e 28 doutorandas/os para estágios sanduiches nas universidades estrangeiras em questão. Em 2024, já foram selecionadas/os 14 alunas/os que deverão estar iniciando seus estudos em setembro. Para tanto, estamos realizando oficinas preparatórias sobre temas de interesse das/os discentes.
Figura 1 – Encontro das/os discentes e Coordenadora do Projeto com a Profa. Dra. Maria Inês Barbosa.
Figura 2 – Apresentação da professora visitante Dra. Maria Cristina Antunes – UTAD,
junto a Escola e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA.
O Projeto Políticas Afirmativas e Diversidade Edital nº 17/2023 - CAPES intitulado: PRO_ AFRO: Programa de Políticas Afirmativas para o enfrentamento das Desigualdades Sociais, foi elaborado em três vertentes: ensino, pesquisa e extensão, buscando minimizar as iniquidades socioeconômicas, com vistas ao desenvolvimento de comunidades em vulnerabilidade e comunidades tradicionais Nesta vertente estamos realizando o II Curso Preparatório para Admissão de Alunas/os Negras/os em Programas de Pós-Graduação e ofertando bolsas de Doutorado, Mestrado e Pós-Doutorado, para discentes negras/os.
Figura 3 - Aula Aberta com a Profa. Dra. Climene Camargo.
Figura 4 - Curso de Língua Portuguesa.
Desta maneira, estamos contribuindo positivamente para a diversidade acadêmica na Escola de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia – PPGENF/EEUFBA e, instituições parceiras.