• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Estrutura Curricular - Mestrado e Doutorado

ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EMFERMAGEM E SAÚDE DA UFBA – desde 2018.1

 

CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM E SAÚDE

Curso de Mestrado em Enfermagem e Saúde tem a duração de 24 meses e possui um total de 28 créditos e 300 horas de disciplinas e atividades obrigatórias e 120 horas de disciplinas optativas, com carga horária total de 420 horas, assim distribuídas:

•  13 créditos em disciplinas obrigatórias

•  07 créditos em atividades obrigatórias;

•  08 créditos de disciplinas optativas;

 

Disciplinas Obrigatórias

C. Horária

Créditos

PPGENF0043- Abordagem teórica, filosófica e metodológica do conhecimento em enfermagem e saúde (1º semestre)

60 horas

04

PPGENF0058- Metodologia da pesquisa (1º semestre)

45 horas

03

PPGENF0005- Políticas de saúde (2º semestre)

45 horas

03

PPGENF0042-Formação didático-pedagógica em enfermagem e saúde (1ºsemestre)

45 horas

03

TOTAL

  195 horas

13

Conforme as Normas Complementares para os Cursos de Pós-Graduação da UFBA e a Resolução No 02/2009, a Pesquisa Orientada e Tirocínio Docente Orientado são considerados atividades curriculares obrigatórias do Curso de Mestrado.

Atividade Curricular Obrigatória

C. Horária

Créditos

PPGENF0017 - Pesquisa Orientada-PO ● (semestral)

60

04

PPGENF0051 - Tirocínio Docente Orientado – TDO ● (2º ou 3º semestre)

45

03

PPGENF0019 - Elaboração de Artigos científicos - considerando a Produção Intelectual: a artigos, livros e Produção Técnica e Tecnológica (semestral)

0

 

0

PGENF000000003 - Exame de Qualificação I (até o 12º mês)

0

0

PPGENF0018 - Participação em grupo de pesquisa (semestral)

0

0

PGENF001- Trabalho de Conclusão de Curso (até o 24º mês)

0

0

TOTAL

105 horas

7

  

● Ver diretrizes de PO – Pesquisa Orientada – Aba Documentos

●Ver diretrizes de TDO – Aba Documentos -deve ser realizado em 2 semestres, conforme exigência da Agência de fomento.

 

*Além destes, são oferecidas disciplinas optativas, que podem ser vinculados ao nosso Programa ou a outros. Para estes, mestrandos (08 créditos) e doutorandos (12 créditos). Estes também podem aproveitar disciplinas já cursadas desde que atendam ao critério de ter cursado em até 3 anos e seja relevante ao objeto de pesquisa. Ademais, podem ainda aproveitar créditos provenientes de produção técnica/bibliográfica ou atividades relevantes, desde que analisadas e aprovadas em colegiado.

 

 CURSO DE DOUTORADO EM ENFERMAGEM E SAÚDE

 

Curso de Doutorado em Enfermagem e Saúde tem um prazo de 36 a 48 meses para conclusão e possui um total de 28 créditos, sendo 240 horas de disciplinas e atividades obrigatórias e 180 em disciplinas optativas, num total de 420 horas de disciplinas e atividades assim distribuídas:

• 09 créditos em disciplinas obrigatórias

•  07 créditos em atividades obrigatórias;

•  12 créditos de disciplinas optativas.

 

Código

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Créditos

PPGENF0043

Abordagens teóricas, filosóficas e metodológicas do conhecimento em enfermagem e saúde

60 horas

04

PPGENF0044

Seminário Multidisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde

75 horas

05

 

Total

135 horas

09

 

Conforme as Normas Complementares para os Cursos de Pós-Graduação da UFBA e a Resolução nº 02/2009, o Tirocínio Docente Orientado, Projeto de Tese, Exame de Qualificação I, Pesquisa Orientada II, Participação em Grupo de Pesquisa, Elaboração de Artigos Científicos (Produção Intelectual: a artigos, livros e Produção Técnica e Tecnológica) e Exame de Qualificação II são considerados atividades curriculares obrigatórias do Curso de Doutorado.

 

Código

Atividade Curricular Obrigatória

Carga Horária

Créditos

ENF791/20152 PPGENF0051

Tirocínio Docente Orientado

45 horas

03

PPGENF0016

Projeto de Tese

-

-

PGENF000000003

Exame de Qualificação I

-

-

PPGENF0059 PPGENF0010

Pesquisa Orientada II (semestral)

60 horas

04

PPGENF0018 ENFC73/20181

Participação em Grupo de Pesquisa (semestral)

-

-

PPGENF0019 ENFC96/20181

Elaboração de Artigo Científico- considerando a Produção Intelectual: a artigos, livros e Produção Técnica e Tecnológica - (semestral)

-

-

ENFA12/20152 ENFC74/20181

Exame de Qualificação II

-

-

 

Total

105 horas

07

 

SOBRE AS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS:

- Tirocínio Docente Orientado (TDO): Com carga horária de 51 horas, objetiva a preparação para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a docência no Ensino Superior, devendo ser desenvolvido na Graduação, Pós-Graduação ou Extensão. As atividades devem estar preferencialmente relacionadas, teórica ou metodologicamente, ao projeto de pesquisa.  A atividade de extensão mais realizada vincula-se ao Projeto “Gestão Compartilhada de Programa de Pós-Graduação”, registrado no SIATEX, sob nº. 14106. 

- Estágio Docente Orientado (EDO): Atividade regulamentada pelo Programa de Demanda Social da CAPES (Portaria n. 76 de 14 de abril de 2010), considerada  parte integrante da formação do pós-graduanda/o, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Obrigatória para bolsistas do Programa de Demanda Social, com duração mínima de um semestre para mestrado e dois semestres para doutorado. A/o bolsista CAPES do curso doutorado, que cursar o Estágio Docente Orientado, poderá solicitar ao Colegiado do PPGENF dispensa do Tirocínio Docente Orientado. 

- Participação em Grupo de Pesquisa: As atividades englobam, para além de discussões temáticas, a produção de textos, treinamento para preenchimento lattes e sucupira, discussão de resultados e projetos. A análise de projetos apresentados no Grupo de pesquisa permite também o exercício de avaliação crítica acerca de projetos de Dissertações e de Teses, com "feedback" de docentes e orientadoras/es. Soma-se o exercício de discentes de elaboração de parecer crítico de projetos de dissertação e tese de colegas, o que amplia sua atuação na formação pós-graduanda. Têm desenvolvido eventos científicos com foco na internacionalização e na participação de estudantes em sua organização e na avaliação de trabalhos científicos são fundantes na formação de futuras/os pesquisadoras/es. 

- Elaboração de artigos científicos: Consiste na orientação acadêmica com base em cronograma individual, elaborado em conjunto com orientadora, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de prazos do PPGENF e com relação à produção intelectual. 

- Pesquisa Orientada: Espaço de compartilhamento de saberes para auxiliar mestrandas(os) e doutorandas(os) no desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou extensão com foco no fortalecimento/embasamento teórico, filosófico e metodológico em parceria com pesquisadoras/es de renomes sobretudo no âmbito internacional em vista as métricas de avanço nas ações de internacionalização do PPGENF-UFBA. Busca-se ainda a escrita crítico-reflexiva e a divulgação do conhecimento em enfermagem e saúde. Possibilita a participação de pesquisadoras/es que são referência em temáticas de interesse do corpo discente e docente, com ênfase em aspectos teóricos e metodológicos das pesquisas em curso. Constituem também oportunidade para, a partir da contribuição de convidada/os, ampliar visões de mundo e se situar politicamente na realidade macroestrutural em que se insere a pós-graduação. 

 

 

                                         COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS 

Optativa da LP: Promoção à Saúde, Prevenção e Controle de Agravos - 04

PPGENF0099

DETERMINANTES E DESIGUALDADES SOCIAIS EM SAÚDE NA ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA

PPGENF0050

TE - ASPEC CONC NA PROM PREVENÇÃO CONTROLE E REAB DE AGRAVOS

PPGENF0055

TE - VIOLÊNCIA E SAÚDE

PPGENF0029

TE-MASCULINIDADE, VIOLÊNCIA E SAÙDE DO HOMEM

Optativa da LP: O cuidado no processo de desenvolvimento humano - 05

PPGENF0048

O CUIDAR NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PPGENF0030

TE - ESPIRITUALIDADE E SAÚDE

PPGENF0086

TE: CUIDADO A PESSOAS IDOSAS HOSPITALIZADAS E NA TRANSIÇÃO AO DOMICÍLIO

PPGENF0064

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO

PPGENF0025

TE- CUIDADOS PALIATIVOS E TANATOLOGIA

Optativa da LP: Cuidado à saúde das mulheres, relações de gênero e étnico-raciais - 04

PPGENF0056

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS MULHERES

PPGENF0053

EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS PARA TRABALHO COM SAÚDE

PPGENF0052

POLÍTI SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E REPROD DAS MULHERES

PPGENF0037 

TESC - ENFERMAGEM NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS MULHERES

Optativa da LP: Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde  - 05

PPGENF0085

FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE E ENFERMAGEM

PPGENF0098

TE - CONHECIMENTO DISCIPLINAR CONTEMPORÂNEO

PPGENF0033

TE - GESTÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM 

PPGENF0028

TE - INOVAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO EM SAÚDE

PPGENF0024

TE - SOBRE O TRABALHO DA ENFERMEIRA

Optativa de cunho teórico-filosófica-conceitual – 07 

PPGENF0054

GÊNERO, RACISMO E SAÚDE

PPGENF0026

TE-RACISMO E SAÚDE:PRESSUP.TEÓRICOS P/A PROMOÇÃO DO CUIDAR

PPGENF0089

TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE MENTAL NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO

PPGENF0097

TE - TEORIAS E MODELOS DE ENFERMAGEM

PPGENF0081

T.E. DE FENOMENOLOGIA: PROBLEMAS FUNDAMENT. DA FENOMENOLOGIA

PPGENF0034

TE - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓG

PPGENF0083

TE-ANÁLISE EXISTENCIAL FRANKLIANA EM ENFERMAGEM E SAÚDE 

Optativa de cunho prático-metodológico – 06 

PPGENF0009

TE - TÉCNICAS DE REDAÇÃO DE ARTIGOS

PPGENF0087

TE - PRODUÇÃO E ANÁLISE DE DADOS DA PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE

PPGENF0021

MÉTODOS QUALITATIVOS NA PESQUISA EM ENFERMAGEM

PPGENF0095

ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE

PPGENF0049

ÉTICA E BIOÉTICA NO CUIDADO, NA PESQUISA E NA FORM EM SAÚDE

PPGENF0001

SEMINÁRIO GERAL

 

 

 

 

 

 
 
 

 

CHECKLIST PARA COMPROVAÇÃO DE PRODUÇÃO INTELECTUAL PARA DEFESA

Para artigos resultantes da dissertação/tese, nome de discente e docente orientador(a).  Demais artigos, nome de discente e docente do PPGENF.

Checklist para comprovação de produção intelectual para defesa:

Clique aqui para acessar o documento: Checklist para comprovação de produção intelectual para defesa. 

 

ATENÇÃO: Itens em vermelho devem ser substituídos ou excluídos.
Caso não cumpra o critério, substituir por carta justificando e informando as publicações (se Qualis em outra área ou indexação em bases, como Scopus, Scielo e WOS)