O Acompanhamento de Discentes Ativos é realizado por uma comissão própria que criou e utiliza um formulário Google Forms a ser preenchido semestralmente pela/o discente e contém relevantes informações para o adequado acompanhamento da/o mesmo, sua avaliação quanto a formação recebida e a avaliação da/o docente pela/o discente. É composto por:
Dados Pessoais e Profissionais
Dados Acadêmicos
Atividades Realizadas
Produção Científica e Técnica/Tecnológica
Participação em Bancas e Eventos
Avaliação Discente da Formação Recebida
Avaliação Docente pela/o Discente
Avaliação da aprendizagem da/o discente do PPGENF/UFBA se alinha aos princípios da Avaliação Formativa. Esta pode ser entendida como uma prática de avaliação contínua que tem o objetivo de desenvolver as aprendizagens, sendo uma ferramenta de uso docente para avaliar o discente quanto ao desenvolvimento de habilidades, competências e o ritmo no processo de aprendizagem tomando como referência o caminho didático as expectativas e necessidades pedagógicas das/os estudantes, a aptidão de cada um/a e se o caminho didático que está sendo trilhado está suprindo as expectativas e necessidades pedagógicas. Além de seminários, produções escritas ou audiovisuais e debates, são usados algumas modalidades para este tipo de avaliação como: Estudos de caso - A partir de um caso específico para cada estudante ou grupos, podendo apresentar soluções e identificar como o conteúdo pode ser trabalhado para resolver determinada questão no cotidiano profissional; Trabalhos em grupo - Forma de sociabilização e também construção conjunta do conhecimento. Utilizam-se modelos de trabalho nos quais todas/os as/os estudantes possam participar, sendo o desempenho avaliado coletivamente e individualmente. Pesquisas -Representa meio ativo de aprendizado em que a/o estudante desenvolve habilidades a partir de desafios, levantando respostas a questionamentos e apresentando os resultados, seja em formato de textos ou de apresentação em sala de aula. Atividades auto avaliativas - São lançadas perguntas que estimulem o estudante a refletir para compreender seu papel no processo de ensino-aprendizado. Estas atividades suprem o docente de informações sobre aspectos teóricos e práticos, que possibilitam a compreensão como o uso de narrativas, de natureza criativa e integrativa são necessárias para que as/os estudantes de serem informativas para a/o docente em relação aos aspectos teórico-práticos entre outros, que devem ser melhor compreendidos, por meio de narrativas livres, simulações, entre outros meios. As Avaliações Formativas de natureza criativa e integrativa, são necessárias para que as/os estudantes se impliquem nas atividades propostas, exercitando o protagonismo do seu aprendizado, potencializando a ação-reflexão-ação com produção e inovação de conhecimentos e sua práxis. Cumpre ressaltar que cada docente desenvolve uma ou mais modalidades de avaliação de acordo com o tema/conteúdo de forma a melhor efetivar o processo de aprendizagem.
O Acompanhamento do Processo Avaliativo Discente compõe a Meta 4 do Planejamento Estratégico do PPGENF-UFBA
META 4 – PRAZO
Acompanhamento do Processo Avaliativo Discente – considerar o desenvolvimento individual e em grupo sendo valorizada a evolução de estudantes ao longo do processo diagnóstico, comparativo, do desempenho geral e da eficiência dos métodos utilizados compondo critérios previamente indicados, tais quais: frequência nas atividades (mínimo 75%); participação assídua; apresentação do produto (seminário temático, artigo, produto técnico-tecnológico, etc) – Continuamente no quadriênio.
AVALIAÇÃO DA META – RESPONSÁVEL
100% dos componentes curriculares realizando processo de avaliação formativa com conteúdo programático especificando como são conduzidas. Atendimento dos critérios estabelecidos por cada componente curricular ofertado. – Coordenação, Secretaria e Docentes responsáveis pelas disciplinas.
Clique aqui para acessar e conhecer o formulário Google Forms – https://docs.google.com/forms/d/1QbxXt7IGa32lxPdM1u9RgBxO39gywav0E32YpTbpamI/prefill