O Programa tem sido um dos responsáveis pela qualificação de corpo docente de instituições no estado da Bahia, públicas e privadas, nessa perspectiva foi o responsável por formar os docentes das 4 universidades estaduais e das 6 federais, como também, dos 2 institutos federais, à saber (UNEB, UEFS, UESC e UESB), (UFBA, UFRB, UNIVASF, UNILAB, UFOB e UFSB) e (IFBA e IFBAIANO). Assim, foi consolidando e reconhecendo as necessidades da formação. Atualmente, mantém pela atualização de parceiros junto aos Grupos de Pesquisa das Instituições extrapolando os muros territoriais da Bahia estando em consonância com as características e necessidades do contexto local, regional e nacional e, reafirma nessa perspectiva uma prática consolidada.
Identificamos 10 ações distintas de inserção/projeção nacional desenvolvidas pelos DP 2021-2023
1. Parcerias científicas em projetos e produções no país
2. Recepção de discentes externos para doutorado sanduiche ou estágio pós- doutoral
3. Recepção de docentes externos no PPGENF
4. Oferta de disciplina de PG em outros programas ou participação em disciplinas de PPG nacionais
5. Conferencista/palestrante em evento local, regional ou nacional
6. Representações e consultores ad hoc em agências de fomento, sociedades ou associações científicas
7. Editoria/consultoria (consultor ad hoc, membro de corpo editorial ou editor de periódicos);
8. Participação em bancas de qualificação e defesas de TCC
9. Participação em cargo de gestão externa ao PPG e lideranças de sociedades
10. Participação qualificada em evento nacional com apresentação de trabalho
Os docentes do PPGENF/UFBA possuem alguma ação em 26 Universidades nacionais, envolvendo 80 docentes destas instituições.
No item VISITAS QUE DEMONSTREM ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL (CONFERÊNCIAS; PALESTRAS; SEMINÁRIOS) (clique aqui), 11 (onze) docentes realizaram algum tipo de articulação interinstitucional, como: palestra; sessão temática; capacitação; seminário; conferência; vídeo para apresentação de projeto; abertura, mediação ou coordenação de evento científico; oferta de disciplina.
Algumas instituições parcerias: Ambulatório Trans Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa - CEDAP; Universidade Federa de Alagoas – UFAL; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB; Universidade Federal de Goiás - UFG; Universidade do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO; Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM; Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Universidade Federal de Pernambuco – PE; Universidade de Coimbra; Secretaria Geral da Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem; Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG; e Centro Universitário do Rio São Francisco – UniRios.
No item OFERTA DE DISCIPLINA DE PG EM OUTROS PROGRAMAS (clique aqui), 9 (nove) docentes ofertaram componentes curriculares nas seguintes instituições de ensino superior parceiras: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Universidade Federal de São Paulo – Unifesp; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Universidade Estadual de Maringá – UEM; Universidade Federal do Ceará – UFC; Universidade Federal Fluminense – UFF; Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; e Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
No item CONSULTORIA TÉCNICO-CIENTÍFICA (INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, PRIVADAS OU AGÊNCIAS DE FOMENTO) (clique aqui) 6 (seis) docentes realizaram atividade de consultoria nas seguintes instituições: Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – COREN-Ba; Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB; Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM; Universidade de Brasília – UnB; Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS; Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB; e Comitê de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme - CAT-DF da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.
No item REPRESENTAÇÕES EM AGÊNCIAS DE FOMENTO, SOCIEDADES OU ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS (clique aqui), 10 docentes são representantes de alguma agência de fomento e/ou sociedade e/ou associações científicas, como: Comissão Permanente de Ética da Sociedade Brasileira de Bioética Regional da Bahia; Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn; Comitê de Área do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Coordenação de Aprimoramento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES; Ministério de Educação e Cultura – MEC; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB; Cátedra Joel Martins – UNESCO; Rho Upsilon Chapter da Sigma Theta Tau International Nursing Honor Society – STTI (Ribeirão Preto/São Paulo/Brasil); Red Iberoamericana de Pesquisa em Educação em Enfermagem; Departamento de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn; Comissão de Comunicação Permanente de Publicação Divulgação e Comunicação Social da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP; Comissão Científica de Iniciativa da Unidade Amiga da Primeira Infância – UNICEF; Academia Nacional de Cuidados Paliativos; Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; e Comitê de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme - CAT-DF da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.
No item RECEBIMENTO DE PRÊMIOS (clique aqui), 16 (desesseis) docentes foram premiados a nível local, regional e nacional, pelas seguintes instituições: Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES; Fundação de Ensino e Pesquisa em Saúde – FUNDEPS; Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn; Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana – SBRASH; Universidade Federal da Bahia – UFBA; Hospital Geral Clériston Andrade; Sociedade Brasileira de Cardiologia – Bahia; Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira – NUPHEBRAS; Academia Brasileira de História da Enfermagem – ABRADHENF; Organização Panamericana de Saúde – OPAS/ Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos; e Hospital Universitário Professor Edgar Santos – HUPES da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
No item RECEBIMENTO DE PROFESSOR VISITANTE (clique aqui), 7 (sete) docentes receberam professores visitantes das seguintes instituições de ensino superior parceiras: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Universidade Federal do Pará – UFP; Universidade Federal do Paraná – UFPR.
No item FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ÁREAS ESTRATÉGICAS (clique aqui), 5 (cinco) docentes realizaram a atividade de formação profissional para diferentes áreas estratégicas. As áreas consideradas foram: Bloco Cirúrgico com ênfase em Cirurgia Robótica; Enfermagem em Nefrologia e Urologia; Enfermagem Obstétrica; Mulheres em Situação de Violência no Contexto da Pandemia da Covid-19; Notificação compulsória; e Prevenção e Enfrentamento de Violência. Estas atividades ocorreram nas seguintes instituições: Faculdade Santa Casa da Bahia; Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn-Ba; e Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia – EEUFBA.
No item PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE COOPERAÇÃO DA CAPES, COMO PCI E PROCAD, uma docente participou em programa institucional de cooperação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES pelo ICNT Caleidoscópio.
No item PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO DE AGÊNCIAS DE FOMENTO, COMO PROJETOS TEMÁTICOS DO CNPq, FAPs ou FINEP, 4 (quatro) docentes participaram da coordenação de um programa de cooperação de agência de fomento: Projeto Laboratórios Integrados e Multiusuários de Pesquisas Básicas, Aplicadas e Translacionais em Saúde e Meio Ambiente - Subprojeto: Identificação de Problemas de Saúde Humana e Intervenção Preventiva/Terapêutica a partir de Intersecções com as Ciências Sociais: Vulnerabilidade Social, Vulnerabilidade Geográfica e Saúde Ocupacional, Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Brasil, 2019 a atual.