• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Ações de Projeção/Inserção Nacional

O Programa tem sido um dos responsáveis pela qualificação de corpo docente de instituições no estado da Bahia, públicas e privadas, nessa perspectiva foi o responsável por formar os docentes das 4 universidades estaduais e das 6 federais, como também, dos 2 institutos federais, à saber (UNEB, UEFS, UESC e UESB), (UFBA, UFRB, UNIVASF, UNILAB, UFOB e UFSB) e (IFBA e IFBAIANO). Assim, foi consolidando e reconhecendo as necessidades da formação. Atualmente, mantém pela atualização de parceiros junto aos Grupos de Pesquisa das Instituições extrapolando os muros territoriais da Bahia estando em consonância com as características e necessidades do contexto local, regional e nacional e, reafirma nessa perspectiva uma prática consolidada.

Identificamos 10 ações distintas de inserção/projeção nacional desenvolvidas pelos DP 2021-2023

 1. Parcerias científicas em projetos e produções no país

 2. Recepção de discentes externos para doutorado sanduiche ou estágio pós- doutoral

 3. Recepção de docentes externos no PPGENF

 4. Oferta de disciplina de PG em outros programas ou participação em disciplinas de PPG nacionais

 5. Conferencista/palestrante em evento local, regional ou nacional

 6. Representações e consultores ad hoc em agências de fomento, sociedades ou associações científicas

 7. Editoria/consultoria (consultor ad hoc, membro de corpo editorial ou editor de periódicos);

 8. Participação em bancas de qualificação e defesas de TCC

 9. Participação em cargo de gestão externa ao PPG e lideranças de sociedades

10. Participação qualificada em evento nacional com apresentação de trabalho

Os docentes do PPGENF/UFBA possuem alguma ação em 26 Universidades nacionais, envolvendo 80 docentes destas instituições.

No item VISITAS QUE DEMONSTREM ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL (CONFERÊNCIAS; PALESTRAS; SEMINÁRIOS) (clique aqui), 11 (onze) docentes realizaram algum tipo de articulação interinstitucional, como: palestra; sessão temática; capacitação; seminário; conferência; vídeo para apresentação de projeto; abertura, mediação ou coordenação de evento científico; oferta de disciplina.

Algumas instituições parcerias: Ambulatório Trans Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa - CEDAP; Universidade Federa de Alagoas – UFAL; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB; Universidade Federal de Goiás - UFG; Universidade do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO; Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM; Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Universidade Federal de Pernambuco – PE; Universidade de Coimbra; Secretaria Geral da Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem; Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG; e Centro Universitário do Rio São Francisco – UniRios.

No item OFERTA DE DISCIPLINA DE PG EM OUTROS PROGRAMAS (clique aqui), 9 (nove) docentes ofertaram componentes curriculares nas seguintes instituições de ensino superior parceiras: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB;  Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Universidade Federal de São Paulo – Unifesp; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Universidade Estadual de Maringá – UEM; Universidade Federal do Ceará – UFC; Universidade Federal Fluminense – UFF; Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre  – UFCSPA; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; e Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

No item CONSULTORIA TÉCNICO-CIENTÍFICA (INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, PRIVADAS OU AGÊNCIAS DE FOMENTO) (clique aqui) 6 (seis) docentes realizaram atividade de consultoria nas seguintes instituições: Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – COREN-Ba; Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB; Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM; Universidade de Brasília – UnB; Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS; Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB; e Comitê de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme - CAT-DF da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.

No item REPRESENTAÇÕES EM AGÊNCIAS DE FOMENTO, SOCIEDADES OU ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS (clique aqui), 10 docentes são representantes de alguma agência de fomento e/ou sociedade e/ou associações científicas, como: Comissão Permanente de Ética da Sociedade Brasileira de Bioética Regional da Bahia; Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn; Comitê de Área do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Coordenação de Aprimoramento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES; Ministério de Educação e Cultura – MEC; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB; Cátedra Joel Martins – UNESCO; Rho Upsilon Chapter da Sigma Theta Tau International Nursing Honor Society – STTI (Ribeirão Preto/São Paulo/Brasil); Red Iberoamericana de Pesquisa em Educação em Enfermagem; Departamento de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn; Comissão de Comunicação Permanente de Publicação Divulgação e Comunicação Social da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP; Comissão Científica de Iniciativa da Unidade Amiga da Primeira Infância – UNICEF; Academia Nacional de Cuidados Paliativos; Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; e Comitê de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme - CAT-DF da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.

No item RECEBIMENTO DE PRÊMIOS (clique aqui), 16 (desesseis) docentes foram premiados a nível local, regional e nacional, pelas seguintes instituições: Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES; Fundação de Ensino e Pesquisa em Saúde – FUNDEPS; Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn; Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana – SBRASH; Universidade Federal da Bahia – UFBA; Hospital Geral Clériston Andrade; Sociedade Brasileira de Cardiologia – Bahia; Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira – NUPHEBRAS; Academia Brasileira de História da Enfermagem – ABRADHENF; Organização Panamericana de Saúde – OPAS/ Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos; e Hospital Universitário Professor Edgar Santos – HUPES da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

No item RECEBIMENTO DE PROFESSOR VISITANTE (clique aqui), 7 (sete) docentes receberam professores visitantes das seguintes instituições de ensino superior parceiras: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Universidade Federal do Pará – UFP; Universidade Federal do Paraná – UFPR.

No item FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ÁREAS ESTRATÉGICAS (clique aqui), 5 (cinco) docentes realizaram a atividade de formação profissional para diferentes áreas estratégicas. As áreas consideradas foram: Bloco Cirúrgico com ênfase em Cirurgia Robótica; Enfermagem em Nefrologia e Urologia; Enfermagem Obstétrica; Mulheres em Situação de Violência no Contexto da Pandemia da Covid-19; Notificação compulsória; e Prevenção e Enfrentamento de Violência. Estas atividades ocorreram nas seguintes instituições: Faculdade Santa Casa da Bahia; Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn-Ba; e Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia – EEUFBA.

No item PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE COOPERAÇÃO DA CAPES, COMO PCI E PROCAD, uma docente participou em programa institucional de cooperação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES pelo ICNT Caleidoscópio.

No item PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO DE AGÊNCIAS DE FOMENTO, COMO PROJETOS TEMÁTICOS DO CNPq, FAPs ou FINEP, 4 (quatro) docentes participaram da coordenação de um programa de cooperação de agência de fomento: Projeto Laboratórios Integrados e Multiusuários de Pesquisas Básicas, Aplicadas e Translacionais em Saúde e Meio Ambiente - Subprojeto: Identificação de Problemas de Saúde Humana e Intervenção Preventiva/Terapêutica a partir de Intersecções com as Ciências Sociais: Vulnerabilidade Social, Vulnerabilidade Geográfica e Saúde Ocupacional, Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Brasil, 2019 a atual.

 

Clique para acessar o Quadro Parcerias Nacionais