O estudante do curso de Mestrado em Enfermagem e Saúde do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA, membro do Coletivo de Transs pra Frente e enfermeiro, Gabi da Silva Santos, participou da organização do I Seminário Transicionar o Acolhimento: Construindo Possibilidades de Atenção Integral à Saúde de Pessoas trans e Travestis, realizado pelo Coletivo de Transs pra Frente, em parceria com a Universidade Jorge Amado, o Grupo de Estudos sobre o Cuidado em Saúde (GECS) da Escola de Enfermagem da UFBA.
A programação do Seminário debateu temáticas como:
- O que já conquistamos e o que queremos? Panorama histórico e projeções atuais da comunidade trans na área de saúde;
- Especificidades do manejo hormonioterápico em adolescentes, adultos e idosos trans;
- Eu também quero ser mãe (ou pai): estratégias e possibilidades para conservação da capacidade reprodutiva de pessoas trans;
- Nem tudo é hormônio: contribuições do cuidado multidisciplinar na saúde de pessoas trans;
- O que é meu por direito: dispositivos legais que norteiam e asseguram os direitos em saúde para população trans;
- Experiências negativas em atendimentos em saúde: o que precisa mudar e quais são os exemplos a serem seguidos.
O Seminário contou com a participação do professor Dr. Anderson Reis, que mediou mesa e facilitou um grupo de trabalho. Além disso, o Seminário alcançou profissionais do serviço da rede institucional e não institucional, estudantes, pesquisadores, docentes e membros da sociedade civil organizada, e se constituiu em um movimento político e científico de advocacia em prol da vida e da saúde da população trans no estado da Bahia.