Infra-Estrutura

A Escola de Enfermagem está instalada em um prédio com 9 andares, disponibilizando 15 salas de aulas com data show fixo em cada uma delas; dois auditórios com capacidade para 120 e 77 pessoas, com capacidade total para 203 pessoas; 5 salas para reuniões, salas para professora(e)s, uma sala para cada duas docentes, e uma sala para cada Grupo de Pesquisa, todas com computadores conectados à rede de internet.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ocupa dois andares do prédio da Escola de Enfermagem da UFBA, contando com uma área destinada à infra-estrutura de apoio administrativo (secretaria, com dois ambientes, sala de coordenação, sala para orientação, vice-coordenação, sala para a Revista Baiana de Enfermagem, com sala para atividades administrativas e sala para reunião, copa e banheiros e uma área destinada às atividades acadêmicas com duas salas de aula com capacidade para 25 e 40 pessoas cada; duas mini-salas com capacidade para 15 pessoas cada e, ainda, três salas de estudos para alunas(os) dotadas de nove computadores e mesas para atividades acadêmicas.

O programa dispõe de outros recursos audiovisuais alocados no Centro de Tecnologia Educacional de Enfermagem/CTEE e um laboratório de informática.

Todos os espaços foram dotados de novos mobiliários e equipamentos para permitir seu pleno funcionamento. Além disso, toda a reforma da infra-estrutura da Escola permitiu a acessibilidade a todos os pisos de pessoas com incapacidades físicas, incluindo a duplicação dos elevadores, um deles em fase de licitação. A infra-estrutura física e administrativa adequa-se, portanto, às necessidades do desenvolvimento das atividades acadêmicas do Programa.

Laboratórios

Os laboratórios estão equipados e em número suficiente para a realização das dissertações e teses. Os recursos de informática estão disponíveis para docentes e discentes com ampliação e modernização do laboratório de habilidades, para uso compartilhado da graduação e da pós-graduação. Esse laboratório integra o Centro de Tecnologia Educacional em Enfermagem da EEUFBA para o ensino da graduação e da pós-graduação, mas também para atividades de pesquisa, de extensão e de programas de educação permanente para a(o)s profissionais de enfermagem e trabalhadora(e)s da saúde vinculada(o)s ao SUS.

O Programa dispõe de um laboratório de informática equipado com 32 (trinta e dois) computadores, 08 (oito) impressoras e 02 (dois) scanner, com acesso à internet. O foco em 2012 foram as atividades práticas em pesquisa epidemiológica e cursos de extensão com ênfase ao uso de softwares estatísticos aplicados aos objetos de estudo das pesquisas de abordagem quantitativa. Foram adquiridos softwares específicos para as metodologias e tratamentos estatísticos aplicados às pesquisas.

Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA) é constituído por um sistema integrado de bibliotecas, cujo acervo pode ser consultado on-line pela(o)s discentes e docentes do Programa. Diversos serviços de consulta a bancos de dados nacionais e internacionais, bem como a solicitação de cópias de publicações, encontram-se disponibilizados na Internet, na home page das bibliotecas que compõem o sistema e que têm ligação entre si pela rede. Além disso, oferece orientação sobre a normalização de trabalhos científicos (dissertações, teses, publicações) segundo normas brasileiras (ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas) e internacionais.

O Programa conta atualmente com a Biblioteca Universitária de Saúde (BUS), um amplo prédio que está localizado ao lado da Escola de Enfermagem permitindo acesso rápido às informações científicas. Foi construída com recursos da FINEP e se encontra em pleno funcionamento. A BUS tem convênios e parcerias com a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes de Saúde (Rede BIBLIOSUS).

Além disso, docentes e discentes do PPGENF têm acesso gratuito ao portal de periódicos CAPES. A partir de 2005 o PPGENF passou a integrar o projeto Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Enfermagem), representando importante acervo disponibilizado para as alunas. O Programa é co-responsável, junto à Escola Anna Nery, pelo projeto de Bibliometria e integra o Conselho Consultivo da BVS/Enfermagem.

Recursos de Informática

A secretaria do Programa de Pós-Graduação conta com 03 (três) microcomputadores, 02 impressoras a laser. Conta, também, com a copiadora da EEUFBA. A coordenação do Programa dispõe de 02 (dois) microcomputadores e 01 impressora. Conta, ainda, com 01 (uma) linha telefônica com fax, exclusiva para o Programa e uma linha de PABX. Além desses, o Programa dispõe dos 09 computadores, todos ligados à internet e 02 notebook e 01 impressora para uso exclusivo da(o)s aluna(o)s instalados em uma das salas de estudo. Conta, ainda, com dois equipamentos de multimídia complementares para uso nas atividades de ensino, sendo um adquirido através de recursos do CNPq.

Os grupos de pesquisa possuem salas próprias equipadas com mobiliário adequado às suas atividades e em média 04 (quatro) computadores ligados à internet, 03 (três) notebooks e 02 (duas) impressoras, além de outros equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, acessíveis para toda(o)s a(o)s alunas da pós-graduação, aluna(o)s da IC e voluntária(o)s junto aos grupos. Todos os computadores da EEUFBA estão ligados à Internet através da Rede UFBA. Conta-se, ainda, com o suporte técnico do Centro de Processamento de Dados da UFBA.