Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA teve seu curso de Mestrado recomendado pela CAPES, em 1979, e o de Doutorado, em 2005 (iniciado em 2006). O seu crescimento se deu como resultado da consolidação e expansão do conhecimento na área, bem como do papel social relevante que a Enfermagem desempenha no sistema de saúde brasileiro, articulando-se às prioridades para a pesquisa e as políticas de saúde nas esferas regional, nacional e internacional.

Atendendo às recomendações da coordenação da área de enfermagem da CAPES, o PPGENF/UFBA vem, de forma processual, passando por uma série de ajustes e redefinições, tanto de ordem operacional como estrutural. Dentre esses, vale destacar a revisão da organização curricular dos cursos, visando, cada vez mais, uma maior flexibilidade e abarcando o conceito da trans e interdisciplinaridade que se revela na própria natureza do campo da produção do conhecimento e do ensino em Enfermagem.

O PPGENF/UFBA tem como eixo o processo do cuidar e do administrar em saúde e enfermagem e a transversalidade de gênero e está direcionado para atender às necessidades de saúde da população e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto pedagógico compreende a enfermagem como um campo interdisciplinar, com profunda interface com a fundamentação teórica do campo das ciências da saúde e das ciências sociais, o que está explícito nos próprios objetos de investigação e abordagens metodológicas das pesquisas desenvolvidas no Programa por meio dos Grupos de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Nesse contexto, o PPGENF/UFBA tem a missão de qualificar profissionais de excelência, nos níveis de Mestrado Acadêmico e Doutorado, para os processos de ensino, produção e socialização de conhecimento, atualização científica, aperfeiçoamento em tecnologias do cuidar e do administrar em saúde e enfermagem, com transversalidade de gênero, além da prestação de serviços a indivíduos e populações, integrando conhecimentos da ciência da enfermagem aos de outras disciplinas.

Para tanto, o PPGENF/UFBA pauta-se numa perspectiva inovadora de ensino articulado à pesquisa e cooperação técnica, privilegiando a integração entre docentes, discentes, pesquisadora(e)s e profissionais de distintas áreas; uma formação diversificada com ênfase na natureza transdisciplinar da Enfermagem, para uma efetiva participação de profissionais na consolidação do SUS.