• III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde V Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia XIV Seminário de Pesquisa da EEUFBA

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) realiza congresso internacional sob o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
    VEJA MAIS
  • Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Processo Seletivo

A seleção para os cursos de mestrado e doutorado ocorrem anualmente, conforme calendário da UFBA/PROPG, através de edital, divulgado na página do programa. Eventualmente, o PPGENF pode realizar duas seleções no ano, o que também é divulgado na página do programa (vide aba FORMAÇÃO, sub-aba Editais).
 
O processo seletivo do mestrado e doutorado ocorre através de edital específico, sendo conduzido por uma comissão. 
 
A seleção do mestrado é composta das seguintes fases: prova escrita (eliminatória), avaliação do Currículo Lattes, do projeto de dissertação e entrevista (classificatórias). 
Para se inscrever, o candidato deve possuir: 
 
  • Diploma de graduação em enfermagem ou áreas afins ou ata de colação de grau da graduação ou certificado de conclusão do curso de graduação emitido pelo Colegiado do respectivo curso ou declaração do colegiado do curso com previsão de data de colação de grau. Caso a(o) candidata(o) aprovada(o) no processo seletivo seja concluinte de graduação, a matrícula ficará condicionada à apresentação do diploma ou certificado de colação de grau, expedido pelo colegiado do curso em que concluiu a graduação, ou por instância superior competente.
  • Documento comprobatório de publicação de 3 (três) resumos em anais de eventos científicos (cópia do resumo publicado no anais, com identificação do evento) ou 1 (um) artigo publicado ou aceito para publicação em periódico indexado, até três anos anterior ao ano da seleção.
  • Documento comprobatório de inserção em grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, por um período mínimo de seis meses.
  • Declaração de participação em projeto de pesquisa.
A seleção do doutorado é composta das seguintes fases: apresentação e defesa do projeto de tese (eliminatória), avaliação do Currículo Lattes (classificatória).
Para se inscrever, o candidato deve possuir: 
 
  • Diploma de mestrado ou cópia da ata de defesa ou declaração de concluinte do curso de mestrado emitida pela coordenação do colegiado do curso. Caso a(o) candidata(o) aprovada(o) no processo seletivo seja concluinte de mestrado, a matrícula ficará condicionada à apresentação do diploma. 
  • Documento comprobatório de, pelo menos, 1 (um) artigo completo, publicado ou aceito para publicação, até três anos anterior ao ano da seleção, em periódico indexado, no extrato B2 ou superior. 
  • Comprovante de participação de, no mínimo, 1 (um) ano em grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, emitido pela(o) líder do grupo. 
  • Documento comprobatório de participação em projeto de pesquisa, vinculado ao grupo de pesquisa certificado pelo CNPq.
É importante que os candidatos verifiquem o edital divulgado na página do PPGENF antes de se inscreverem, pois pode haver alteração de algum dos critérios de seleção.
 
A(O) candidata(o) ao curso de mestrado ou doutorado, para se inscrever, deve também apresentar documento comprobatório de proficiência em línguas estrangeiras, expedido mediante aprovação em testes de Proficiência realizados por Universidades certificadas pelo Ministério da Educação, ou Escolas de línguas estrangeiras reconhecidas no Brasil, tendo 7,0 (sete) como nota mínima. (Mestrado – inglês; Doutorado – inglês e espanhol ou inglês e francês), válido por 03 (três) anos, a partir da data realizada.
 
Candidata(o)s estrangeira(o)s devem apresentar Comprovante de Proficiência em Língua Portuguesa - será comprovada pela aprovação no teste CELPE - Brasil - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, realizado pelas instituições certificadas pelo Ministério da Educação do Brasil.
Outras informações podem ser obtidas através do email pgenf.bra@gmail.com ou através dos editais.