• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
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  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
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  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
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Histórico

Criação do Mestrado – o começo da história/1979:

O Ministério da Educação e Cultura e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) com o Departamento de Assuntos Universitários (DAU), na década de 70, promoveram encontros visando assessorar grupos de trabalho para identificar, na Escola de Enfermagem, condições para iniciar um Curso de Mestrado na região Nordeste. Após a realização de encontros com representantes das Escolas de Enfermagem do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia, reconheceu-se que a Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) apresentava condições favoráveis para a criação do Curso de Mestrado, com número suficiente de docentes tituladas com doutorado e proposta que atendia aos requisitos para criação.
Em 06/11/1978, a Câmara de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia aprovou a criação do Curso de Mestrado em Enfermagem da EEUFBA através da Resolução 03/1978, do Conselho de Coordenação da UFBA. O curso foi criado para atender prioridades das Políticas de Saúde e de Educação do país, e demandas de formação de pessoal docente das regiões Norte e Nordeste.

- Em janeiro de 1979, a Escola instalou o primeiro Curso de Mestrado em Enfermagem da região Nordeste, na gestão da diretora, Profa. Dra. Clara Wolfovith, com uma área de concentração Enfermagem Médico-Cirúrgica a partir de requerimentos do setor saúde, e da experiência adquirida e consolidada no Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica sob a forma de Residência. Em 1990, foi criada mais uma área de concentração, Enfermagem na atenção à saúde da mulher e da criança, atendendo às demandas de pesquisas na área. Em 1981, foi elaborado o Regimento Interno do Curso de Mestrado, sendo encaminhado ao Conselho Federal de Educação para credenciamento Resolução nº. 94181, de 26 de agosto. Nesse mesmo ano, a CAPES realizou a primeira avaliação do Curso de Mestrado da EEUFBA, sendo atribuído o conceito “A” e em 9 de março de 1983, o curso de Mestrado foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação para o período de cinco anos.

- Em 1987 registram-se os primeiros Grupos de Pesquisa da EEUFBA no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Na década de 1990, as dirigentes da EEUFBA investiram na qualificação de seu corpo docente, viabilizando a ida para cursos de Doutorado fora do Estado e do país ampliando, no início de 2000, para Escola de Enfermagem da USP-SP (EEUSP/SP), Escola de Enfermagem da USP-Ribeirão Preto (EEUSP/RP), Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Departamento de Enfermagem Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Paris e Universidade de Tóquio. Houve ainda o Seminário Internacional em Educação e Saúde no Marco de Cooperação Internacional Brasil/Espanha/Colômbia, com participação de docentes desses países e de diversos estados brasileiros, expandindo a internacionalização do programa com participação de 10 docentes da Espanha, uma docente da Colômbia e docentes vindas/os de outros Estados do Brasil.

- Nesse contexto de qualificação e ampliação de cooperação internacional em 2003, quatro docentes da EEUFBA, uma docente da Universidade Estadual de Feira de Santana e uma da Universidade de São Paulo foram para Espanha em visita, por meio de projeto integrado EEUFBA/Universidades Espanholas (Cantábria e Madri), financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI).

- Destacou-se, ainda, a participação em diversos programas conveniados com a CAPES como: Programa de Apoio a Projetos Institucionais, com a participação de recém-doutores (PRODOC) e Programa de Qualificação Institucional (PQI). Com a implementação do PQI, houve a titulação de três doutoras/es e realização de missão de trabalho em universidades de destaque no país. junto à UFRJ e à UFSC. Docentes da Escola participaram ainda dos programas de Apoio do Desenvolvimento Científico do CNPq e da Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado da Bahia (FAPESB), que ampliaram as bolsas de docentes e alunas/os.

- O quadro docente qualificado no Programa, com consequente elevação de sua produção e capacidade de orientação, possibilitou a oferta de uma turma de mestrado fora da UFBA, na Universidade Estadual de Santa Cruz/Ilhéus/Itabuna, em 2001, modalidade de curso precursora dos atuais Minter/PCI- CAPES

- Em 2003 ocorre a criação de uma área de concentração única, por orientação da CAPES, denominada “Gênero, Cuidado e Administração em Saúde”, sustentada por 3 Linhas de pesquisa: “Mulher, Gênero e Saúde”, “O Cuidar em Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano” e “Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde”.

- Em 2022, o Curso de Mestrado integra o Programa com uma Área de Concentração denominada: Enfermagem, Cuidado e Saúde e quatro Linhas de Pesquisa: Cuidado à Saúde das Mulheres, Relações de Gênero e Etnicorraciais; Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde; Promoção à Saúde, Prevenção e Controle de Agravos; O Cuidado no Processo de Desenvolvimento Humano.

- Desde a implantação do Mestrado, registra-se crescimento gradual do fluxo discente no PPGENF, responsável pela formação da maioria dos mestres da região nordeste.

Criação do Curso de Doutorado – compromisso social, técnico-científico e político ampliado/2004:

- Desde a década de 1980, o PPGENF envidou esforços para criação do curso de doutorado, inicialmente de modo cooperativo. Entretanto, a proposta de criação de um doutorado interestadual e interinstitucional não obteve êxito.

- Na avaliação trienal de 2004 pela CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EEUFBA obteve nota 4, reunindo, desse modo, condições necessárias à abertura do Curso de Doutorado. A proposta deste curso foi encaminhada pela coordenação do Programa à CAPES em 2005, sendo aprovada no mesmo ano, e o Curso foi instalado em 5 de dezembro de 2005, com início da primeira turma em março de 2006, com 10 alunas matriculadas.

- O Curso de Doutorado em Enfermagem da UFBA foi o segundo implantado na região nordeste e o primeiro na Bahia. Tem oferecido importante contribuição na formação de pesquisadoras na área de enfermagem, da Bahia e de outras regiões do país.

- No quadriênio 2013-2016, o PPGENF recebeu o prêmio CAPES de melhor tese de doutorado, e no quadriênio seguinte uma tese de doutorado recebeu honra ao mérito pela CAPES.

- Em consonância com o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), 2011-2020, o PPGENF/UFBA buscou atender à necessidade de qualificar enfermeiras/os e outros profissionais da área da saúde, visando atender a qualificação outras/os categorias profissionais, sem perder a identidade com a Enfermagem. O processo seletivo também foi modernizado, com inscrição e parte da seleção de candidatas/os de maneira eletrônica (On-line) pelo Sistema para Inscrição e Seleção de Candidatos à Pós-Graduação / UFBA (SIPÓS).

- O novo PPP foi aprovado em 2017, sendo implantado em 2018, e a denominação do Programa passou a ser Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde.

- Em 2017 também, iniciando um novo quadriênio, o programa adquire nota cinco na avaliação da CAPES, referente ao quadriênio anterior (2013-2016).

- A aquisição da nota cinco, junto a incentivos federais e através da Universidade e da Pró Reitoria de Ensino de Pós Graduação da UFBA (PROPG), levou o programa a diversas possibilidades para crescimento, visibilidade e internacionalização, como a aquisição de Professoras Visitantes (PV), a mobilidade estudantil a nível nacional e internacional (visitas, participação em eventos internacionais, treinamentos, cursos, doutorado sanduiche e pós doutorado), o desenvolvimento de missões de trabalho internacionais e encaminhamento de professoras/es a centros de pesquisa internacionais como visitantes através do Projeto Capes Print. Estas atividades ampliaram a parceria do Programa com Universidade internacionais.

Estrutura Atual do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE DA UFFBA:

- Em 2022, com a atualização do Projeto Pedagógico do Programa (PPP) ficou estruturado com uma Área de Concentração denominada: Enfermagem, Cuidado e Saúde e quatro Linhas de Pesquisa: Cuidado à Saúde das Mulheres, Relações de Gênero e Etnicorraciais; Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde; Promoção à Saúde, Prevenção e Controle de Agravos; O Cuidado no Processo de Desenvolvimento Humano.

Ações exitosas do PPGENF/UFBA:

- O PPGENF/UFBA tem contribuído na ampliação do conhecimento na área de saúde e enfermagem por meio de estudos nacionais e internacionais que, vinculados à sua área de concentração e linhas de pesquisa, estão focados no cuidado, na educação, na gestão e na utilização de abordagens de gênero e étnico-raciais, nivelando-o num patamar inerente à pós-graduação de qualidade, além de estabelecer parcerias com pesquisadores vinculados a centros de excelência internacionais e do incentivo a ações impactantes de desenvolvimento e empreendedorismo no avanço da prática de enfermagem.

Articulações do PPGENF/UFBA com Serviços de Saúde da região, local de inserção ativa de docentes e discentes:

- Docentes e discentes, em aderência às linhas de pesquisas em que se se inserem, promovem integração com a rede de saúde por meio de convênios da Escola e desenvolvem atividades nos serviços de saúde, assistência social, e educação. Nesses serviços, desempenham atividades de Tirocínio docente, Estágio docente, Atividade Curricular em Comunidade (ACC), Programas de Educação Tutorial (PET), projetos de extensão, que geram também produção de material empírico para as pesquisas. Nesta última atividade, a integração se dá também com munícipios da Bahia e de outros estados do Nordeste/Norte.

- Na rede pública, desenvolvem atividades nos serviços de atenção básica à saúde, sobretudo da Estratégia de Saúde da Família, vinculada à Secretaria de Saúde dos Municípios, Hospital Universitário Prof. Edgar Santos (HUPES), Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis, Comunidade Quilombola em Ilha de Maré - BA, Programa Melhor em Casa, Instituição de Longa Permanência para Idosos (D. Pedro II), Hospital Geral Roberto Santos, Secretaria Municipal de Saúde, Escola Estadual Dom Avelar Brandácio Vilela, Centro de Informação Antiveneno/ Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, Ambulatório Central de Referência do Programa de Controle da Asma na Bahia (ProAR), Maternidade Climério de Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (Microcefalia) e Programa Consultório de Rua.

Perfil da(o) Egressa(o):

Mestrado:

Espera-se que profissionais que completaram a formação no Programa, no nível de mestrado, sejam capazes de:
• Atuar no aprimoramento do cuidar em enfermagem e saúde, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, considerando as abordagens de gênero, raça, classe social, intergeracionalidade, entre outras.
• Identificar necessidades do processo de formação em enfermagem e saúde, apoiando a implantação, implementação e aperfeiçoamento de programas de ensino.
• Atuar no ensino nos campos da enfermagem e da saúde, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.
• Identificar problemas de pesquisa aplicando métodos qualitativos e quantitativos e analisar os resultados da investigação com base em evidências científicas e respeitando a os preceitos éticos.
• Utilizar métodos de busca das evidências científicas, subsidiando a prática de ensino, a pesquisa e a prestação de cuidados.
• Identificar cenários e contextos relacionados à gestão dos sistemas e serviços de saúde.

Doutorado:

Espera-se que sejam capazes de:
• Desenvolver investigações qualificadas na área da enfermagem e da saúde.
• Identificar, interpretar, planejar, utilizar e disseminar novos desenhos de pesquisa com impacto para a área de concentração do Programa.
• Analisar e interpretar o impacto das pesquisas na sociedade e na produção de conhecimento da área.
• Participar e coordenar as atividades dos grupos de pesquisa em suas instituições de vínculo, promovendo a nucleação do conhecimento e captando financiamentos para a investigação científica.
• Identificar as necessidades do processo de formação em enfermagem e saúde e contribuir para implantação, implementação e aperfeiçoamento de cursos de graduação e pós-graduação.
• Desenvolver publicações e parcerias em projetos e redes de pesquisa nacionais e internacionais.
• Produzir e divulgar conhecimentos inovadores, rigorosamente construídos e de impacto para a área da enfermagem e da saúde.