Estrutura Curricular

O mestrado em enfermagem possui um total de 22 créditos e 374 horas de disciplinas, assim distribuídos:

·    10 créditos em Disciplinas obrigatórias
·    12 créditos em Disciplinas optativas;

A partir de 2018.1, com a reestruturação do projeto pedagógico, a creditação mudou para 28 créditos e foi incluída a disciplina obrigatória: Formação didático-pedagógica em enfermagem e saúde (51 horas e 03 créditos).
 
Ementa da disciplina Formação didático-pedagógica em enfermagem e saúde
 
Caracterização do sistema educacional brasileiro. Reflexão crítica da função docente no ensino em ciências da saúde. Papel docente na formação do profissional de saúde no atual contexto de políticas públicas. Análise e desenvolvimento de planejamento educacional. Estudo de tendências e estratégias pedagógicas no processo ensino-aprendizagem. Problematização sobre diretrizes curriculares nacionais. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. Reflexão sobre novas tecnologias nas áreas da educação e da saúde.
 

Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas a seguir são comuns a todas as linhas de pesquisa, sendo desenvolvidas, preferencialmente, no 1º semestre do Curso de Mestrado.

ENF 535 Concepções Teóricas da Prática de Enfermagem 51 horas
ENF 515 Metodologia da Pesquisa 85 horas
ENF 530 Políticas de Saúde 51 horas


Disciplinas Optativas

Cursadas por interesse da(o) aluna(o) com indicação da orientadora ou orientador, visam complementar o conhecimento nas linhas específicas, envolvendo quaisquer disciplinas aprovadas e oferecidas pelo Colegiado da Pós-Graduação deste ou de outros cursos reconhecidos da UFBA.

ENF 510 Planejamento de Saúde 51 horas 
ENF 511 Seminário Geral 51 horas
ENF 518 Bioestatística 68 horas
ENF 534 Relações Interpessoais e Qualidade de Vida 51 horas
ENF 702 a 710 Tópicos Especiais em Enfermagem 34 a 102 horas
ADM 566 Teoria das Organizações 51 horas
COM 535 Comunicação em Saúde 34 horas
FCH 513 Sociologia da Saúde 34 horas
FCH 582 Dinâmica de Gênero e Classe e Raça 68 horas
FCH 585 Antropologia Médica 68 horas
ISC 510 Epidemiologia em Saúde Coletiva 102 horas
ENF 525 Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher 170 horas
ENF 540 O Cuidado de Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano 170 horas
ENF 526 Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente 68 horas
ENF 537 Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto 68 horas
ENF 538 Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso 51 horas
ENF 531 Organização dos Serviços de Enfermagem 170 horas
 

Atividades Curriculares Obrigatórias

Conforme as Normas Complementares para os Cursos de Pós-Graduação da UFBA - Projeto de Dissertação; Pesquisa Orientada e Tirocínio Docente Orientado são consideradas atividades curriculares obrigatórias do Curso de Mestrado, tendo a seguinte codificação e carga horária semestral:

ENF 790 Pesquisa Orientada 34 horas
ENF 791 Tirocínio Docente Orientado 34 horas
ENF 792 Projeto de Dissertação 34 horas
ENF 939 Estágio CAPES 68 horas (obrigatório para bolsistas)


Atividade Optativa 

ENF 795 - Participação em Pesquisas do Curso

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

ENF535 Concepções Teóricas da Prática da Enfermagem

Estuda as perspectivas introdutórias da filosofia da ciência; a ciência e os novos paradigmas; as abordagens filosóficas do conhecimento da enfermagem, o saber e o fazer na enfermagem e as concepções teóricas que os fundamentam; as perspectivas filosóficas da prática da enfermagem; a evolução do conhecimento científico e do trabalho; e os modelos de aproximação teoria e prática na enfermagem.

ENF515 Metodologia da Pesquisa

Estuda a ciência como processo de investigação, compreendendo suas diversas etapas: conceituação, classificação, características, métodos e técnicas. Aborda as teorias do conhecimento. Instrumentaliza para a construção de um projeto de pesquisa

ENF530 Políticas de Saúde

Aborda a relação entre o Estado a formulação e a implementação das políticas de saúde no Brasil. Analisa os mecanismos de formulação das políticas de saúde, sua operacionalização e impacto na qualidade de vida da população. Aborda propostas alternativas de organização de sistemas de saúde e o processo de democratização da saúde, enquanto elementos fundamentais para a construção da cidadania. Estuda as repercussões das políticas de saúde para a prática da enfermagem.

ENF526 Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente

Estuda o crescimento e o desenvolvimento da criança do nascimento à adolescência em relação com seu meio ambiente

ENF537 Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto

Estuda os processos assistenciais de enfermagem ao adulto em instituições de saúde e na comunidade. Busca a promoção da saúde e a prevenção de patologias e seus riscos incapacitantes. Estuda o cliente de forma integral, considerando o nível de saúde como fator integrante da qualidade de vida.

ENF538 Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso

Estuda o processo das intervenções de enfermagem destinados ao cuidado ao idoso, focalizando os aspectos do envelhecimento, da educação na promoção da saúde e prevenção de doenças. Discute as patologias mais incidentes, a importância da autonomia e do auto-cuidado e a participação da família do idoso institucionalizado.

ENF525 Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher

Estuda criticamente o papel da mulher na sociedade, o conceito de gênero e sua utilização no ensino e no trabalho em saúde. Analisa as políticas de saúde dirigidas a mulher e sua implicação para a organização dos serviços e para as praticas de enfermagem. Desenvolve práticas pedagógicas e assistenciais com vistas à resolução de problemas de saúde e de desenvolvimento da cidadania plena para as mulheres

ENF531 Organização dos Serviços de Enfermagem

Analisa o momento atual da organização do sistema de serviços de saúde. Discute os modelos assistenciais e de gestão do sistema de saúde. Identifica o planejamento como instrumento de gestão em serviços de saúde. Discute conceitos e técnicas do planejamento estratégico-situacional e sua aplicação em serviços de saúde. Analisa a política de recursos humanos em saúde e enfermagem.

ENF540 O Cuidado de Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano

Estuda o ser humano em seu processo vital em interação com o meio ambiente físico, sócio-cultural, político e econômico, compreendendo a atenção integral ao indivíduo, família e comunidade em seus aspectos éticos e bioéticos, na promoção, prevenção e recuperação da saúde, enfatizando-a como fator integrante da qualidade de vida

Disciplinas Optativas

Ementas disponíveis nos Departamentos que oferecem as disciplinas.

EMENTAS DAS ATIVIDADES CURRICULARES

ENF 790 - Pesquisa Orientada: é uma atividade que prepara o aluno para o trabalho conclusivo da dissertação sendo desenvolvida do segundo ao quarto semestre do curso.

ENF 791 - Tirocínio Docente Orientado: tem a finalidade de preparar o aluno para a docência e deve ser desenvolvida junto aos alunos do curso de graduação sob responsabilidade do professor orientador.

ENF 792 - Projeto de Dissertação: deverá ser efetivada, obrigatoriamente, nos semestres do curso, uma vez que é uma atividade que regulamenta o acompanhamento e os encontros entre o orientador e o orientando, compreendendo desde a elaboração do projeto até a entrega do relatório final da dissertação.