Estrutura Curricular

O mestrado em enfermagem possui um total de 22 créditos e 374 horas de disciplinas, assim distribuídos:

  • 13 créditos em Disciplinas obrigatórias
  • 12 créditos em Disciplinas optativas;
A partir de 2018.1, com a reestruturação do projeto pedagógico, a creditação mudou para 28 créditos e foi incluída a disciplina obrigatória: Formação didático-pedagógica em enfermagem e saúde (51 horas e 03 créditos).
 
Ementa da disciplina Formação didático-pedagógica em enfermagem e saúde
 
Caracterização do sistema educacional brasileiro. Reflexão crítica da função docente no ensino em ciências da saúde. Papel docente na formação do profissional de saúde no atual contexto de políticas públicas. Análise e desenvolvimento de planejamento educacional. Estudo de tendências e estratégias pedagógicas no processo ensino-aprendizagem. Problematização sobre diretrizes curriculares nacionais. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. Reflexão sobre novas tecnologias nas áreas da educação e da saúde.
 

Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas a seguir são comuns a todas as linhas de pesquisa, sendo desenvolvidas, preferencialmente, no 1º semestre do Curso de Mestrado.


Disciplinas Optativas

Cursadas por interesse da(o) aluna(o) com indicação da orientadora ou orientador, visam complementar o conhecimento nas linhas específicas, envolvendo quaisquer disciplinas aprovadas e oferecidas pelo Colegiado da Pós-Graduação deste ou de outros cursos reconhecidos da UFBA.

Disciplinas Optativas

Ementas disponíveis nos Departamentos que oferecem as disciplinas.

GRADE CURRICULAR MESTRADO

Português, Brasil