Ensino à distância

A EEUFBA dispõe do Núcleo de Tecnologia e Educação Permanente à Distância - NEAD, com apoio financeiro do Ministério da Saúde e FAPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão). O NEAD visa à implementação de ações de capacitação e educação permanente na área da saúde, utilizando o ensino à distância como forma de incluir novas tecnologias educacionais, facilitadoras dos processos pedagógicos no ensino de graduação e pós-graduação. Desde 2006, o NEAD tem capacitado docentes da EEUFBA e de outras unidades de ensino da UFBA para utilização da ferramenta MOODLE que viabiliza processos de ensino à distância. 
 
Desde 2014 o PPGENF tem utilizado a Unidade de Telessaúde destinada a promover comunicação avançada entre profissionais da área de saúde da UFBA e profissionais de outros hospitais universitários e instituições de ensino superior. Oferece equipamentos, instalações e equipe treinada para viabilização de videoconferências e webconferências, fortalecendo atividades de participação interinstitucional em Ensino, Pesquisa e Extensão no Complexo HUPES.
 
A Unidade de Telessaúde está integrada à Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) , que conta com núcleos de telemedicina e telessaúde distribuídos por todo o território nacional. A RUTE utiliza a malha de fibra óptica da Rede Ipê, responsável pelo estabelecimento de conexões seguras e de alta qualidade no âmbito nacional e pela conexão direta com redes internacionais.
 
A Unidade de Telessaúde mantém-se ativa no cenário da UFBA, coordenando e promovendo facilidades para a participação de profissionais em diversos grupos especiais de interesse na Rede Universitária – são os Special Interest Groups (SIGs).