• III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde V Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia XIV Seminário de Pesquisa da EEUFBA

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) realiza congresso internacional sob o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
    VEJA MAIS
  • Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Características do Curso

O curso de Doutorado em Enfermagem, de caráter acadêmico, está estruturado a partir da área de Concentração denominada Gênero, Cuidado e Administração em Saúde e três Linhas de Pesquisa: Mulher, Gênero e saúde; Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde; O Cuidar em Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano.

Concepção Filosófica

O curso de Doutorado em Enfermagem, ora proposto, com área de concentração Gênero, Cuidado e Administração em Saúde, apoia-se em uma concepção filosófica que fundamenta a formação de profissionais de enfermagem para o desenvolvimento de práticas transformadoras de pesquisa e ensino, de modo a gerar conhecimento na enfermagem/saúde. É conduzido pelo princípio da equidade, ao reconhecer que o acesso à saúde e aos meios materiais e simbólicos para sua manutenção, recuperação e controle, parte do reconhecimento das desigualdades sociais e a conseqüente adoção de medidas que visam a diminuição ou eliminação dessas desigualdades. Desse modo, o conhecimento produzido levará em conta as variadas manifestações das relações de gênero, as especificidades do cuidado e da administração em saúde e enfermagem.

A estrutura curricular está organizada a partir de três núcleos temáticos: a) formação técnico-assistencial, que inclui disciplinas que abordam a fundamentação teórica e metodológica de gênero, como categoria de análise e sua aplicação na saúde, assim como as concepções teóricas e abordagens metodológicas sobre o cuidado e sobre a administração em saúde e enfermagem; b) formação acadêmica para a docência, através de disciplinas e atividades, que incluem: estágio em docência, disciplina e tirocínio docente orientado; c) formação para pesquisa através de disciplinas específicas de métodos e técnicas de investigação, da pesquisa orientada e do projeto de tese.

O curso de Doutorado em Enfermagem propõe-se a formar enfermeiras para desenvolverem uma assistência de qualidade e capazes de produzir conhecimentos em enfermagem/saúde, buscando a excelência nas práticas de cuidar e administrar, assim como utilizar análises a partir de perspectivas de gênero nas pesquisas, no ensino e na extensão de serviços à comunidade.

Nesse sentido, o processo do cuidar e do administrar em enfermagem/saúde é percebido na relação entre indivíduos, famílias, grupos e comunidades, voltado para o atendimento das suas necessidades universais e específicas, fundamentado na ciência, tecnologia e ética. Considera-se, também, que os processos de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, assim como o cuidado, a organização e administração dos serviços de saúde são influenciados pelo modo como são construídas as relações de gênero em nossa sociedade, que operam em articulação com as relações de classe, de cor/raça e geração, dentre outras.